Educação Financeira

Mulheres em foco #OutubroRosa

3 Minutos de leitura

Neste #OutubroRosa, a palavra é delas, que falarão de conscientização e prevenção do câncer de mama, e, também, do papel da mulher no mercado financeiro na live #MulheresEmFoco.

O câncer de mama é um tumor maligno que agride o tecido mamário, é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o que mais mata mulheres, um dos motivos o qual merece atenção, especialmente que grande parte dos diagnósticos são tardios, já com o câncer em estado avançado. Este tumor é consequência de alterações genéticas em parte do conjunto de células da mama que de imediato passam a se dividir de forma descontrolada. 

É importante perceber que há diversos tipos e subtipos deste câncer. 

Os sintomas são variados de acordo com o estágio e tamanho do tumor, dentre os principais sintomas do câncer de mama:

  • Ferida na mama;
  • Nódulos aparentes;
  • Mamilos alterados;
  • Secreção escura da mama;
  • Pele enrugada;
  • Vermelhidão na pele;
  • Inchaço.

Na pluralidade dos casos iniciais não são apresentados sintomas. Em caso de percepção ao toque do dedo no tumor significa que ele já está em estado de lesão grave, em virtude disto que é necessário fazer exames de profilaxia para o câncer de mama, nesse caso, a mamografia. Principalmente em pessoas que apresentam fatores de risco, como genética/histórico familiar, uma forma de identificar este item é perceber o número de parentes que tiveram o tumor e o grau de parentesco. Ainda, a idade é outro fator de risco, as principais vítimas são mulheres de 40 a 69 anos. 

Menstruação precoce e menopausa tardia, ausência de gravidez são pontos que as mulheres precisam se atentar, porque são indicadores da chance futura do câncer de mama. 

Qual o tratamento deste tumor?

Não há somente um tratamento, mas vários, inclusive combinações. O fator em comum entre eles é a retirada do nódulo, por meio de cirurgia, que pode retirar parte da mama ou ela por inteiro. 

O que determina a escolha do tratamento são alguns critérios: presença de receptores hormonais, estadiamento do tumor e diagnóstico com metástase. Além de critérios individuais do paciente, estado de saúde e estágio da vida. 

Maneiras encontradas para o tratamento são cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia.

Existe forma de prevenção?

Você pode se prevenir de dois jeitos, o primeiro envolve a adoção de uma vida equilibrada com hábitos saudáveis, e a segunda é a realização de exames anualmente, com intuito de fazer o diagnóstico em fases iniciais. 


Exercícios ajudam na prevenção do tumor. Além disso, amamentação, educação alimentar, controle de peso e baixo consumo de álcool são outras medidas profiláticas.

Em virtude da gravidade do câncer de mama, esse mês estamos com a campanha do Outubro Rosa e teremos um bate-papo que contará com a participação da médica oncologista Sabrina Gehrke e das convidadas especiais Maria Fernanda e Viviane Ferreira. O encontro será mediado por Melissa Nunes. Evento que objetiva alertar as mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama. 

A Smart Money, como blog de investimentos, entende esse tema como basilar para a saúde da mulher, principalmente pelo fato dessa discussão cruzar-se com o nosso enfoque de trabalho, o mercado financeiro. 

A mulher no mercado financeiro 

A presença de mulheres e homens no mercado financeiro, ainda, não é igual. Como exemplo, no Tesouro Direto, o número de investidores aumentou nove vezes de 2015 para o final de 2019. No entanto, a participação feminina cresceu em menor ritmo, de 22,4% para 31,4%. Ademais, na Bolsa de Valores, o número de investidores está crescendo desde 2015, porém a fatia de participação das mulheres ficou estagnada em 23%. 

Vemos o grande potencial que a frente feminina tem no mundo dos investimentos e como exemplo disso, o Fórum Mundial de Economia de 2017, relatou que um total de 46% dos trabalhadores do mercado financeiro eram mulheres. Por outro lado, quando se trata de cargos de gestão, o número decai para 15%. É perceptível a queda, porém estamos caminhando para um mundo mais igual e com mais força da voz feminina, o que fomenta a mudança de mindset nas futuras gerações e, em razão disto, a live para abordar o Outubro Rosa será um evento especial neste mês. 

Então, já põe um lembrete na agenda: a live acontece no dia 20/10 às 19h no YouTube. Pra não perder, inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações sobre essa live e outros conteúdos exclusivos da Smart Money. Esperamos todos e todas. Até lá!

#SmartMoney #Live #BatePapo #CâncerdeMama #Prevenção #Saúde #Mulher

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…