Curiosidades

Porque a Apple é a empresa mais valiosa do mundo e o que isso tem a ver com posicionamento.

1 Minutos de leitura

Nesta Terça Feira (20/10), a Interbrand divulgou seu ranking de empresas mais valiosas e a Apple, mais conhecida como a empresa da maçã, alcançou o primeiro lugar pelo 8 ° ano consecutivo.

Mas o que isso tem a ver com valor (e por valor, eu não estou falando de preço, mas sim valor percebido) e posicionamento? TUDO!

Antes de falarmos um pouco sobre a empresa em si, deixa eu te fazer algumas perguntas… você sabe qual o celular com a melhor câmera no mercado atualmente? Você sabe qual o celular com o melhor processador, hardware, software (e todas esses nomes técnicos) no mercado atualmente? Você sabe qual o melhor computador disponível no mercado? E o melhor notebook?

E se eu te responder que nenhuma dessas perguntas são respondidas com produtos da empresa da maçã. E além disso, que todos os produtos da Apple tem concorrentes que os superam em termos de qualidade/tecnologia com um preço (dinheiro) mais acessível. Agora vem a pergunta: como esta empresa é a mais valiosa do mundo? E eu te respondo: posicionamento!

A Apple sempre apostou em algo que muitas vezes é deixado de lado pelos concorrentes: STATUS. Não é sobre ter um aparelho com a logo da maçã porque ele faz fotos melhores ou é mais barato, é sobre estar na mesa do bar portando um iPhone. É sobre tirar aquela foto no espelho com a maçã no fundo aparecendo.

E tudo isso foi construído através de posicionamento. Através de estratégias específicas de marketing e branding para conseguir se destacar da concorrência em um asset que é quase impossível de ser copiado/replicado: o seu valor!

Tudo gira em torno de uma percepção. E por que estamos falando sobre isso? Para você parar e se perguntar: qual o seu valor para o seu cliente ou qual o valor do seu negócio para o seu consumidor?

Te aguardo na sexta-feira que vem, com mais conteúdos sobre posicionamento digital, até lá!

crédito a imagem: logaster – How Iconic Apple Logo

Nathan Abritta

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…