Nesta Terça Feira (20/10), a Interbrand divulgou seu ranking de empresas mais valiosas e a Apple, mais conhecida como a empresa da maçã, alcançou o primeiro lugar pelo 8 ° ano consecutivo.
Mas o que isso tem a ver com valor (e por valor, eu não estou falando de preço, mas sim valor percebido) e posicionamento? TUDO!
Antes de falarmos um pouco sobre a empresa em si, deixa eu te fazer algumas perguntas… você sabe qual o celular com a melhor câmera no mercado atualmente? Você sabe qual o celular com o melhor processador, hardware, software (e todas esses nomes técnicos) no mercado atualmente? Você sabe qual o melhor computador disponível no mercado? E o melhor notebook?
E se eu te responder que nenhuma dessas perguntas são respondidas com produtos da empresa da maçã. E além disso, que todos os produtos da Apple tem concorrentes que os superam em termos de qualidade/tecnologia com um preço (dinheiro) mais acessível. Agora vem a pergunta: como esta empresa é a mais valiosa do mundo? E eu te respondo: posicionamento!
A Apple sempre apostou em algo que muitas vezes é deixado de lado pelos concorrentes: STATUS. Não é sobre ter um aparelho com a logo da maçã porque ele faz fotos melhores ou é mais barato, é sobre estar na mesa do bar portando um iPhone. É sobre tirar aquela foto no espelho com a maçã no fundo aparecendo.
E tudo isso foi construído através de posicionamento. Através de estratégias específicas de marketing e branding para conseguir se destacar da concorrência em um asset que é quase impossível de ser copiado/replicado: o seu valor!
Tudo gira em torno de uma percepção. E por que estamos falando sobre isso? Para você parar e se perguntar: qual o seu valor para o seu cliente ou qual o valor do seu negócio para o seu consumidor?
Te aguardo na sexta-feira que vem, com mais conteúdos sobre posicionamento digital, até lá!
crédito a imagem: logaster – How Iconic Apple Logo