Educação Financeira

E o segundo passo pra organizar as finanças é…

1 Minutos de leitura

Esse artigo é uma continuação da escrita da semana passada. Se você não leu, volte uma casa! Tem que respeitar o processo, né?

Então, voltando à história da gaveta desarrumada, depois de tirar tudo lá de dentro, o que a gente faz? Geralmente eu pego um paninho com álcool, limpo tudo direitinho e aí sim é hora de colocar as coisas de volta. Mas não de qualquer jeito!

A gente precisa selecionar o que realmente vai voltar pra gaveta, o que é lixo, o que tem em excesso e, finalmente, o que não faz sentido colocar ali, mas talvez em outro lugar.

Por isso, é hora de pegar todos os gastos identificados e destrinchar a lista. Pode categorizar se quiser ou manter mais simples. Mas é importante fazer uma autocrítica sem julgamento, sendo bem objetivo mesmo.

É possível que você encontre muita coisa lá que nem sabia que existia, ou então outras que não fazem o menor sentido. Por exemplo, será que vale a pena manter uma assinatura de um serviço de streaming que você usa de vez em nunca? Ou então vários gastos ao longo do mês com uma comprinha supérflua aqui e outra ali… Ou aqueles pedidos de comida que somam mais dinheiro do que você previu…

Mas nem tudo na sua gaveta financeira é lixo e precisa ser eliminado, ok? Você pode estabelecer tetos de gasto para cada um. Ou, quem sabe, limitar a frequência semanal ou mensal de um certo tipo de despesa. Encontre as estratégias que fazem mais sentido na sua vida, não existe fórmula mágica e só você pode saber exatamente o que funciona ou não.

Procure ter em mente que o dinheiro que você ganha é em troca do seu tempo de vida. Realmente vale a pena desperdiçá-lo? Eu chuto que não, hein.

E também vale refletir se esses gastos estão, realmente, trazendo algum benefício pra nossa vida, alimentando nosso bem-estar, ou estamos vivendo em modo automático. Aposto que isso vai dar muito mais significado para o seu processo!

Melissa Nunes

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…