Notícias

Para BNP, curva de juros é excessiva

1 minuto/s de leitura

Em entrevista para a Bloomberg, o diretor global de pesquisa para mercados emergentes do BNP Paribas, Marcelo Carvalho, disse que a Selic não deve subir no mesmo ritmo que as taxas de juros durante o restante do ano.

Para Marcelo, a curva de juros atual no país é excessiva, mas o mesmo aposta que uma solução fiscal virá a partir do final de 2020. A expectativa do mercado é que o Banco Central volte a aumentar a Selic a partir de dezembro e a alta pode somar até 300 pontos base em 2021, expectativa que o BNP não acredita ser plausível. Para o diretor, a Selic volta a subir em 2022, enquanto 2021 será o ano de certa normalização do dólar, que deve voltar a ficar abaixo dos R$5,00.

O risco fiscal não deve se concretizar, uma vez que o governo deve se manter sob o teto de gastos durante 2021, ou no mínimo adotar alguma espécie de “âncora” para o orçamento da União. Para Marcelo, isso contribui para que as expectativas de inflação se mantenham baixas em 2021. Esse contexto também contribui para que as taxas de juros se mantenham em níveis baixos em um futuro próximo.

Marcelo projeta que o real deve se beneficiar dos novos pacotes de estímulo econômico a caminho no exterior, como o pacote sendo discutido atualmente nos EUA. É necessário pontuar que a moeda brasileira foi a mais prejudicada com a pandemia de COVID-19 entre as principais moedas do mundo. O diretor do BNP Paribas ainda projeta que o Brasil deve ter taxas de juros e inflação abaixo das grandes economias do mundo nos próximos meses, em razão da ociosidade provocada pela pandemia.

Imagem em destaque: Suno Research / divulgação

560 conteúdos

       
Sobre o autor
Jornalista Smart Money Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
       Conteúdos
Conteúdos relacionados
Notícias

Boletim Focus: inflação tem alta pela 25ª semana consecutiva e atinge 8,45%

1 minuto/s de leitura
De acordo com dados do Boletim Focus, relatório mensal do Banco Central (BC) contando com a colaboração de mais de 100 instituições…
Notícias

MTST e movimentos sociais ocupam o prédio da B3 em São Paulo

2 minuto/s de leitura
A sede da Bolsa de Valores brasileira, a B3, foi ocupada nesta quinta-feira (23) por manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)…
Notícias

IBGE: IPCA-15 acelera e sobe 1,14% em setembro

2 minuto/s de leitura
Segundo dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pala manhã, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado…

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies