CuriosidadesEducação Financeira

Minimalismo: menos é mais?

1 Minutos de leitura

Fala, investidor! Acabei assistindo recentemente a um documentário, disponível na Netflix, que trata de minimalismo. Achei o conceito e a abordagem do documentário muito interessantes: o enfoque é evidenciar o que realmente é importante.

Antes do documentário, confesso que tinha uma ideia um pouco diferente sobre o que seria a prática do minimalismo. Tinha a visão de que era um estilo de vida radical, com pessoas que viviam sem praticamente nada de bens materiais, quando na verdade é uma prática de autoquestionamento acerca do valor que as coisas têm para você (e unicamente para você, não aos outros).

Consegue fazer uma breve reflexão de quantas vezes compramos bens supérfluos, apenas pela impulsão ou por acreditar que aquilo poderia nos fazer mais felizes? O fato é que nada nunca nos satisfaz o bastante. Estamos, muitas vezes, presos à caçada interminável por mais bens, mais coisas, o que acaba por nos tornar em seres mais infelizes.

Isso é um comportamento natural e evidente de uma sociedade que identifica uma pessoa mais pelo que ela possui, do que de fato pelo que ela faz. Diante disto, acabamos de certa forma programados a sermos insatisfeitos com aquilo que temos, considerando que isso pode afetar, aos olhos dos outros, quem nós somos.

A busca pelo equilíbrio, por ter aquilo que é suficiente – junto daquilo que realmente te faz mais feliz, que tem algum sentido para você – é o caminho que poderíamos trilhar para uma vida mais satisfatória e até mais saudável.

Recomendo muito que você assista ao documentário, que aborda reflexões importantes sobre como conduzimos nossos gastos, gostos e prioridades. Finalizando, deixo aqui duas anotações de partes que gostei bastante:

“Imagine uma vida com menos: menos coisas, menos desordem, menos stress, dívidas e insatisfações. Imagine uma vida com mais: mais tempo, mais relacionamentos com sentido, mais crescimento, contribuição e contentamento.”

“Ame as pessoas e use as coisas, porque o oposto nunca dá certo.”

#OsInvestidores

Siga-me nas redes sociais!

Instagram
Spotify
YouTube

Lucas De Conti

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…