Educação Financeira

A dificuldade em deixar dinheiro investido

2 Minutos de leitura

A conscientização de que é hora de fazer um melhor uso da sua renda e a iniciativa de fazer novas escolhas para fazer sobrar e investir dinheiro é um bom começo. Mas quando você decide formar uma certa quantia, com o objetivo que for, dificuldades na persistência desse plano podem surgir, já que guardar boa parte do salário não é um hábito da maioria dos brasileiros. Sendo assim, a falta de conhecimento em finanças, poupar excessivamente e desprezar a qualidade de vida do presente pensando somente no futuro são três pontos fracos a serem trabalhados.

Desconhecimento em finanças

A baixa percepção financeira sobre os investimentos e o desconhecimento sobre a capitalização dos juros compostos podem fazer com que um bom planejamento financeiro vá por água a baixo, por muito pouco. O que ocorre é que no começo o efeito dos juros de potencializar os ganhos é quase que insignificante comparado ao sacrifício de poupar aquele dinheiro. Ou seja, o pouco rendimento do primeiro mês não pagará o esforço de deixar de fazer algo com essa quantia, para investir. Por isso, além da persistência nas aplicações mensais, é preciso de paciência pois somente ao longo do tempo o efeito multiplicador aumentará.

Cortar gastos em excesso

A capacidade de deixar o seu dinheiro guardado está diretamente ligada ao bem-estar. Imagine que você esteja determinado a cortar todos os gastos com lazer e deixe somente as necessidades básicas. Não precisará de muito tempo para perceber que você acabou com a sua qualidade de vida, e qualquer motivo fará com que você gaste tudo ou boa parte para compensar todo esse tempo sacrificado. Deve-se ter consciência de que o nosso cérebro pode querer algo diferente de nós mesmos, pois o lado racional estará decidindo cortar gastos e fazer poupança, mas o lado emocional sofrerá com o sentimento de privação e restrição.

Trocar o presente, pelo futuro

Muitas pessoas acham que o planejamento financeiro consiste em cortar gastos e poupar para o futuro, como se fosse deixar de viver agora para viver mais pra frente. Planejar é equilibrar os seus gastos de hoje com os investimentos necessários para o amanhã. É prezar pela qualidade de vida enquanto você garante a segurança e a liberdade do futuro, e não trocar uma coisa pela outra. Invista para o longo prazo, mas também tenha projetos de o curto e médio prazo, tenha pequenas realizações no decorrer do tempo.

Quando você decide investir, está ingressando em um novo universo desconhecido, então além de aplicar o seu dinheiro com a expectativa de grandes resultados, invista em conhecimento também e entenda o mundo de oportunidades que está diante de você.

Aplicar o dinheiro é deixar de gastá-lo, ter conhecimento do seu comportamento de consumo é indispensável. Mapeie os seus gastos, identifique o que pode ser substituído e cuidado ao classificar como “supérfluo” as pequenas coisas que fazem a sua vida mais feliz. Ter ambições somente a longo prazo pode fazer da sua vida um caminho lento e doloroso, então não despreze os prazeres rotineiros, estabeleça metas, seja fiel aos seus sonhos e crie um propósito para cada dia vivido.

Herica Lim

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…