Notícias

Taxa Selic deve permanecer em 2% até o final do ano

1 minuto/s de leitura

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve divulgar ainda na noite de hoje a taxa de juros básica, Selic, bem como a política monetária do país. A taxa Selic está em 2%, seu piso histórico, e as expectativas são de que ela seja mantida neste patamar. Entretanto, o cenário de retomada de crescimento na economia, a inflação mais alta e muitas incertezas fiscais podem fazer com que a Selic não se mantenha nos 2% em 2021.

A taxa atual, a mais baixa da série histórica iniciada em 1999, começou a cair no final de 2016. Até agosto do mesmo ano, a Selic estava em 14,25% e já chegou a 45% em março de 1999.

Acompanhe a variação no gráfico abaixo:

Em setembro, o Copom decidiu manter a Selic nos atuais 2%, depois de nove cortes consecutivos serem realizados. Entre as indicações, foi sinalizado o interesse na manutenção da política monetária pelos próximos meses, para evitar que reduções adicionais na taxa de juros possam causar instabilidade nos preços dos ativos.

O Copom indica que o cenário deve seguir estável até 2021 e possivelmente se estenda durante 2022. O que pode mudar as decisões do Comitê é uma possível mudança na trajetória da inflação.

O Boletim Focus, divulgado pelo BC, também projeta a Selic estável a 2% até o final do ano. Entretanto, no último Focus, houve previsão de aumento para 2021. Segundo o Banco, a taxa pode variar de 2,5% a 2,75%. Essa variação indica mudança na percepção do mercado.

O risco fiscal e de fuga de capital é outro indicador de que a Selic deve subir em breve. Com a taxa baixa e a instabilidade na política quanto à manutenção do teto de gastos para 2021, o governo federal encontra dificuldades de se financiar. Todos estes ruídos podem acabar assustando o investidor estrangeiro, que não se sente seguro diante de um cenário de ameaça fiscal.

80 conteúdos

       
Sobre o autor
Jornalista Smart Money Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
       Conteúdos

Quer saber mais sobre investimentos?



Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade




Conteúdos relacionados
Notícias

50 escritórios e R$ 100 bi em custódia: os planos da Messem Investimentos

5 minuto/s de leitura
Os últimos meses têm sido agitados para a Messem Investimentos. Em abril, o escritório de investimentos anunciou sua fusão com a GX…
AÇÕESNotíciasRenda Variável

Ibovespa fecha semana em baixa nesta sexta-feira (11)

1 minuto/s de leitura
O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira (11). Com ações do setor bancário puxando o desempenho do índice para baixo, a Bolsa…
Notícias

SmartTech: Facebook trava nova briga com Apple e Google; El Salvador está prestes a oficializar o uso do Bitcoin; Hackers roubam códigos-fonte da EA; fique por dentro das novidades do Pix, Barbie e Elden Ring

4 minuto/s de leitura
Facebook Mais um capítulo da briga das gigantes techs foi aberto nesta semana. A menos de 2 horas antes da conferência de…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies