Notícias

Banco Central japonês prevê recuperação econômica cautelosa

1 Minutos de leitura

As estimativas do Banco Central do Japão – também conhecido como Nippon Ginko – para a economia e a inflação no atual ano fiscal, que termina em março de 2021, foram reduzidas nesta quinta-feira (29). Em relatório trimestral, a previsão é de uma contração de 5,5% contra queda de 4,7% projetada em julho, considerando os gastos fracos em serviços durante o verão. 

Porém, o banco revelou uma faceta mais positiva sobre as expectativas de regeneração, assinalando que assumiu estímulo suficiente no momento. No entanto, observou que esta perspectiva de recuperação é incerta, principalmente em relação a pandemia, que acabou refletindo sobre os gastos no setor de serviços e o retorno dos casos positivos de Covid-19 na Europa, afetam os entendimentos para um restabelecimento global sustentado. 

O presidente da instituição financeira, Haruhiko Kuroda, apontou que o banco se dispôs, caso seja apropriado, a prolongar o prazo de março de 2021 de seu planejamento de resposta à crise, para apoiar empresas que estejam adotando inclusive medidas adicionais de desaceleramento monetário, caso seja preciso. 

O Banco Central japonês também preservou a política financeira, englobando a meta de -0,1% para a taxa de juros de curto prazo e o comprometimento de conduzir os juros de longo prazo em torno de 0%. O pacote de medidas para atenuar os apertos de aporte corporativo também não foi modificado, se tornando o principal mecanismo do banco para lidar com a economia afetada pela pandemia.

O Banco Central japonês também reduziu a expectativa para o núcleo dos preços ao consumidor a uma queda de 0,6% ante recuo de 0,5% visto em julho. Mas reconsiderou a previsão para o próximo ano fiscal para uma alta de 3,6%, contra 3,3% em julho. Além disso, elevou sua apreciação sobre as exportações e produção, dizendo que elas estão expandindo. No meio do ano, a observação era de que estavam em queda. O que o banco espera é que a economia volte a apresentar sinais de crescimento na proporção em que a pandemia começa a apresentar sinais de enfraquecimento. Porém, já avisou que a recuperação vai ser em ritmo de cautela. 

Foto: Reprodução

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…