Educação Financeira

Confira uma excelente estratégia de organização dos investimentos: Parte 1

2 Minutos de leitura

Caro leitor, quero falar com você sobre investimentos de uma forma diferente. O primeiro passo antes de aplicar um investimento é saber o que ele te traz? qual seu objetivo principal? Pensando nisso, falarei em duas publicações uma excelente estratégia de organização dos investimentos.

Talvez você já tenha lido na minha página sobre separar suas reservas por caixinhas e calcular uma porcentagem de tudo que você recebe para guardar.

Basicamente, acredito nas três caixinhas do “SUCESSO” e a caixinha da “VIDA”.

Vamos começar por duas caixinhas muito importantes: “Tranqüilidade” e “Aposentadoria”.

A caixinha da Tranqüilidade consiste em reservar uma quantia de até seis vezes o valor dos seus rendimentos mensais para situações inesperadas e despesas extras, preparando você para sentir-se bem e organizado ou ate mesmo fazer aquela viagem rápida com ótimo custo benefício que trará um ganho inestimável.

Esta reserva não precisa ser somente para imprevistos negativos. Perceba que, ao alterar o nome reserva de emergência por caixinha de tranqüilidade torna a situação mais leve e abundante, uma vez que concentra no positivo. Se preferir você pode escolher um nome para sua caixinha, questione-se:

  • O que me traz ter disponível até seis vezes o valor do meu rendimento para situações inesperadas positivas ou negativas?

Acredito que a sua resposta será um lindo valor como tranqüilidade, paz, segurança, liberdade entre outros.

Sugiro investimentos de liquidez imediata, curto prazo como CDB, alguns fundos, tesouro selic ou até a tradicional poupança etc.

Caso surgir em sua mente o pensamento que investimentos com maior liquidez rendem pouco, permita-se refletir.

O que é preferível pra Você? Recorrer a empréstimos com juros compostos em caso de imprevistos ou ter seu próprio valor reservado pra isso?

Este pensamento ou crença que dinheiro não rende muito á curto prazo faz milhares de Brasileiros gastarem até o último centavo e usar ofertas de crédito pré-aprovados nas emergências ou pequenas necessidades.

Neste caso, não é recomendado investimentos de longo prazo, a fim de evitar prejuízos ao resgatar o investimento antes da carência.

Já a caixinha da Aposentadoria consiste em reservar no mínimo 10% de sua renda mensal para a considerada melhor fase da vida.

Nos países norte-americanos a cultura de guardar para a aposentadoria inicia-se em média entre 18 a 24 anos. Sugiro que torne uma prioridade, considerando nosso sistema de previdência atual.

A idéia é pensar em investimentos de longo prazo e até sem liquidez imediata. Assim, você terá melhores remunerações, redução na alíquota do IR e ainda fará você refletir na hora de uma eventual tentação de resgate antecipado, evitando perda de rentabilidade.

É importante realizar com cautela esse planejamento, sem grandes riscos, avaliar as características do produto como as taxas de administração, os prazos e regras de resgate.

Hoje, no Brasil os planos de previdência são mais oferecidos por bancos e corretoras por ter varias características específicas inclusive como considerar o processo decisório da família. No entanto, ressalto que não há numa receita de bolo padrão e sim o que realmente encaixa no seu estilo de vida e o mais importante é “começar”.

Obrigada pela atenção e fique ligado!

Na seqüência, teremos a caixinha do Sonho Grande e Caixinha da Vida.

Francielle Stachlewski

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…