Notícias

Navio graneleiro embarca 38 toneladas de soja para o Brasil

1 Minutos de leitura

O navio  graneleiro Discoverer embarcou na segunda-feira (2), 38 mil toneladas de soja norte-americana com destino ao Brasil. Segundo informações da agência de notícias Reuters, o embarque aconteceu em um terminal de exportação de grãos dos Estados Unidos perto de Baton Rouge, em Louisiana. Esse embarque vem em um momento em que o Brasil enfrenta um aumento nos preços dos alimentos. Lembrando que na semana passada o presidente Jair Bolsonaro já havia anunciado que o Brasil estava importando soja e arroz. 

O embarque de exportação desta carga EUA – segundo maior exportador global de soja – para o Brasil, representa a maior transação do tipo desde 1997, quando o país importou mais de 600 mil toneladas da oleaginosa do país norte-americano,  segundo dados do Censo dos EUA.

O Brasil, que é o principal fornecedor do grão, suspendeu em outubro, de maneira ocasional, os encargos sobre importações de milho, soja e produtos de soja de fora do Mercosul, em uma investida de conter a inflação. Ressalta-se que meses de exportações recorde de soja do Brasil para a China, que chegaram a 48,9 milhões de toneladas, ou seja 86% de toda a importação do grão daquele país, abrandaram a oferta doméstica do grão, e uma oferta significativa da próxima safra não chegará antes de janeiro. As importações, chinesas aconteceram entre abril e setembro deste ano. 

A Abiove, associação da indústria de processamento de soja do Brasil, informou na semana passada que os grãos dos EUA devem ser usados para processamento interno no Brasil. Porém, é importante evidenciar que importações em maiores quantidades, necessitam de aprovação para certas sojas geneticamente modificadas que são autorizadas nos EUA, mas não no Brasil.

SOBRE O NAVIO

O Discoverer é um navio que pode carregar cerca de metade da carga dos grandes Panamax, que são usados para levar embarques de entre 60 mil e 70 mil toneladas de uma única vez para grandes importadores como a China.

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…