Notícias

Setor de Serviços europeu sofre queda em outubro depois de novas restrições

1 Minutos de leitura

A nova onda de casos de COVID-19, e anúncios de lockdown feitos por grandes países do continente europeu, estagnaram a zona do Euro, atrasando ainda mais a recuperação econômica. E o momento não poderia ser pior, pois estamos perto do natal, data de grande movimentação financeira e alto nível de consumo. O Índice de Gerentes de Compras (PMI em inglês) do setor de serviços europeu contraiu 1,9 pontos no mês de outubro, indo a 46,9.

Em alguns países, como na Alemanha, o PMI de serviços caiu 0,9 pontos, indo a 49,5 neste mês de outubro. Na Itália, esse número caiu de 48,8 em setembro para 46,7 em outubro. Na França, a queda foi de 1 ponto, indo a 46,5. O PMI mais baixo entre os gigantes europeus neste mês de outubro é o da Espanha, com 41,4 pontos. As pontuações indicam que todos os grandes países do bloco estão com contração no setor de serviços.

No caso da Alemanha, o PMI de serviços não atrapalhou o desempenho do PMI Composto do país, que está em 55,0 pontos, o mais alto em 3 meses, impulsionado pelo setor industrial do país. O índice alemão do setor de indústrias, único positivo no bloco, ajudou a manter o PMI europeu do setor de manufatura na casa dos 54,8 pontos, maior que os 54,4 do mês passado.

Os incentivos fiscais dados pelos bancos centrais foram um fator definitivo da recuperação econômica europeia, que retomou parte das atividades nos últimos meses. Existe uma expectativa quanto a abertura do comércio ainda em dezembro deste ano, que depende das ações conjuntas dos países para reter o avanço do novo Coronavírus.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…