Notícias

Presidente do BC diz que está alerta, mas que volta da inflação é temporária

1 Minutos de leitura

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, avaliou nesta quarta-feira (4) que a alta recente da inflação, que por enquanto está acima dos 3% para este ano segundo boletim Focus desta terça-feira (3), é temporária. Em entrevista para um canal de YouTube, Neto disse que o aumento se deve ao preço do dólar, mas avaliou que essa contaminação é pouco expressiva quando se tira a influência dos combustíveis. “Entendemos que a inflação é temporária. Estamos, obviamente, monitorando”, reiterou.

Um dos fatores citado por Neto que corroboram para o aumento do valor da inflação é o auxílio emergencial, que foi criado para dar apoio a pessoas que ficaram sem renda durante a pandemia, e possibilitou que esse brasileiro tivesse mais poder de consumo durante esse período. A tendência agora é que o auxílio deixe de ser um fator e seja extinguido, pois além do valor já ter diminuído de R$ 600 para R$ 300, já existe uma volta da normalidade. A meta do BC é a de uma eventual estabilidade nos preços quando isso acontecer.

A demanda alimentícia do mercado asiático também é um fator de peso, mas Neto afirmou que as safras brasileiras de março tendem a ser maiores, controlando o preço dos alimentos. 

A crescente despesa pública também é um fator preocupante para Neto, que alertou para o cuidado que o país deve ter com a disciplina fiscal. Como ilustração do problema, Neto disse que uma “luz vermelha”, indicando que o país passou do ponto de inflexão, já acendeu.

O presidente do BC ainda comentou sobre o PIX, que foi um projeto antecipado diante do contexto da pandemia, e estreia nacionalmente no dia 16 de novembro. Ele disse que o novo sistema de pagamentos não tem nenhuma relação com um possível retorno da CPMF, que se existir vai incidir também sobre o PIX, assim como para todas as transações financeiras.

Foto: Reuters / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…