NotíciasRenda Variável

Prejuízo causado por influencer evidencia a importância de assessores credenciados no mercado financeiro

2 Minutos de leitura

O economista e influencer do ramo financeiro Vinicius Ibraim é apontado por investidores como responsável por um prejuízo superior a R$30 milhões em aplicações financeiras. Atraindo investidores com promessa de lucros de até 10% ao mês, Ibraim chegou a ter mais de 150 mil seguidores no Instagram, onde transmitia ao vivo suas operações na Bolsa de Valores.

As operações ao vivo eram uma forma do trader passar credibilidade aos seus seguidores, que em alguns casos depositavam dinheiro diretamente na conta corrente do influencer. O prejuízo reportado pelos investidores veio de forma rápida, a partir de uma única operação fracassada na Bolsa por parte de Ibraim.

O acompanhamento das operações de Vinicius Ibraim era exclusivo para os seguidores com capital aplicado na carteira do trader. Ele estava ao vivo no momento em que os prejuízos ocorreram e, no momento das perdas, desligou a transmissão. Posteriormente, Ibraim excluiu suas contas em todas as mídias sociais onde se comunicava com os investidores que o seguiam.

Para Vinícius Teixeira, gestor de renda variável na GX Investimentos, casos como o de Ibraim passam a ser uma realidade cada vez mais recorrente no mercado financeiro nacional, com a crescente quantidade de pessoas físicas com aplicações na Bolsa. Segundo ele, influenciadores digitais como Ibraim são “alquimistas do mercado financeiro”, pessoas supostamente dispostas a dividir gratuitamente pelas mídias sociais o segredo da multiplicação do patrimônio a partir de aplicações. “E os desventurados, que acreditam, acabam descobrindo da pior forma que tudo não passava de uma falácia”, afirma o gestor.


Saiba mais

Aumenta o número de investidores estrangeiros na Bolsa brasileira


Vinícius Teixeira afirma ainda que, na maioria dos casos, os maiores rendimentos de influenciadores como Ibraim nem se quer vem de suas aplicações, mas sim da venda dos cursos em que prometem dinheiro fácil aos investidores. O gestor da GX Investimentos chama atenção também para os números prometidos por Ibraim nas redes. “Se olharmos o maior investidor [pessoa física] do mundo, Warren Buffet,  tem rentabilidade histórica pouco acima de 20% ao ano. E essa rentabilidade foi o suficiente para colocá-lo no topo da lista da Forbes”.

Uma das vítimas de Ibraim afirmou em entrevista ao UOL que investiu R$60 mil na carteira de investimentos do influencer e que, desde a operação fracassada, não consegue contato com o trader para reaver o dinheiro. Segundo a fonte ouvida pelo UOL, o clima está tenso nas redes onde os investidores mantinham contato com Ibrahim, com boa parte das pessoas sem perspectiva de recuperar o capital aplicado.

Para Vinícius Teixeira, casos como o de Ibraim mostram a importância de uma assessoria adequada no momento do investidor aplicar seus recursos. Segundo ele, a assessoria feita por um especialista credenciado pode evitar os danos feitos por influenciadores como Ibraim, que “vendem sonhos e acabam arruinando patrimônios que, por muitas vezes, foram acumulados durante uma vida inteira”. O gestor da GX aproveitou a oportunidade para orientar aqueles que pretendem entrar no mercado financeiro que procurem profissionais certificados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo a B3, Ibraim foi incluído no cadastro de comitentes inadimplentes da Bolsa no dia 6 de outubro, e está impedido de gerenciar aplicações no mercado brasileiro.

Imagem em destaque: UOL / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…
×
Educação Financeira

Quanto tempo faz que você não reflete a respeito de estratégias para fazer o seu patrimônio gerar mais dinheiro?