Educação Financeira

Confira uma excelente estratégia de organização dos investimentos: Parte 2

3 Minutos de leitura

Acredito que sonhos são metas realizáveis. Desta forma, nesta leitura quero trazer sugestões para você planejar seu Sonho Grande e faze-lo pensar no seu bem mais valioso, VOCÊ.

Continuando a série, a Caixinha do Sonho Grande faz nosso coração pulsar mais forte, é a reserva pra realizar seu “maior sonho”.

As possibilidades são muitas e na maioria das das vezes o projeto é de longo prazo como uma casa própria, uma casa de campo ou na praia, um sonhado mestrado no exterior, viver de renda, proporcionar um conforto pra seus pais etc.

Entendo que esta reserva deva ser incluída no seu planejamento financeiro o mais breve com o propósito de alimentar este sonho. Se você deixar pra pensar nessa reserva daqui a alguns anos ou quando tudo estiver perfeito na vida talvez nem consiga realizar este sonho de forma tão agradável.⁣

Minha sugestão é “separe em torno de 20% da sua renda mensal, uma parte do décimo terceiro, a participação nos lucros, ou pra você que é empresário ou sócio invista aquele lucro extra e desista de investir em um passivo qualquer”.

Neste planejamento, alinhado com seu projeto, sugiro um investimento de longo prazo para obter melhores remunerações. É importante avaliar qual o melhor investimento, observar suas características e lembre-se que não existe somente o tradicional banco, buscar uma corretora é uma ótima indicação nesse momento.

E, para finalizar a estratégia de planejamento dos investimentos falarei sobre a pessoa mais importante na sua Vida, VOCÊ. Acredito que cuidar de Você é o maior investimento, esta reserva é pensar no que você mais ama, é pensar no plano B.⁣

A Caixinha da Vida consiste em adquirir uma proteção ou seguro de Vida que cubra seus imprevistos por falta de saúde, acidente ou ate invalidez. Claro que, numa apólice aplicam-se as regras da SUSEP visto que é uma proteção financeira.

 Ela é criada para te proteger financeiramente de riscos á que todos estamos expostos como uma doença, um acidente que se torna uma invalidez ou uma incapacidade temporária ou uma internação hospitalar que afaste do trabalho.

O que pouca gente sabe é que estas situações além de afetar sua renda HOJE podem impedir que você continue investindo nas outras caixas, ou seja, é vital para garantir que você obtenha sucesso nos seus demais objetivos.

Existem diversos tipos de seguros, seguros de pessoas, seguro educação, seguro invalidez, perda de renda, doenças graves, há opções resgatáveis ou não e até produtos vitalícios. Você escolhe baseado no que é mais importante para você: pode ser o conforto da sua família, pode ser a educação dos seus filhos, o seu padrão de vida, sua independência financeira ou sua empresa.

Mas qual a diferença da caixa da vida para a caixa da tranquilidade?

A proteção vai antecipar o capital necessário para você fazer um tratamento médico completo, já a reserva de tranqüilidade não conseguiria fazer isso pois mesmo que você tenha 6 meses guardados da sua renda e geralmente não é suficiente.

Segundo estudiosos no assunto a idéia é que direcionemos de 3 a 5% da nossa renda para esta caixinha, afinal isso dá mais ou menos um dia de trabalho por mês para garantir o seu plano B em uma destas situações.

Essa não é uma caixa que podemos contratar quando já estamos atravessando uma destas situações, por isso busque conhecer as opções enquanto está saudável e jovem.

É importante analisar com muito cuidado as empresas e produtos no mercado para não ficar “na mão”, analisar os contratos e letras miúdas de cada uma e sempre procurar um especialista no assunto.

E se você não acredita que seguro de pessoas seja importante se pergunte por que você tem um seguro de carros. Ele vale mais do que a sua vida?

Pensando no planejamento dos investimentos, creio que devemos pensar em estratégias saudáveis para que não exija grandes privações na sua vida á longo prazo., evitando assim sentir-se estressado ou desmotivado.

Penso exatamente o contrário, eu guardo para ter tranqüilidade realizando meus sonhos, e você?

Muito obrigada e “viva feliz a jornada da sua vida.”⁣

Francielle Stachlewski

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…