Notícias

Joe Biden é eleito o 46º presidente dos EUA, e como fica o Brasil?

3 Minutos de leitura

Depois de uma longa semana de apuração e polêmicas, Joseph Robinette Biden Jr., democrata nascido em Scranton, Pensilvânia, foi eleito o 46º presidente dos Estados Unidos, derrotando seu rival republicano Donald Trump.

A vitória veio depois que grande parte dos maiores veículos de imprensa do país, como o The New York Times, Fox News, CNN e The Associated Press, confirmaram a vantagem categórica do candidato democrata em estados-chave no sábado (7).

Joe Biden precisava de 270 delegados, que compõem o Colégio Eleitoral dos EUA. Nas eleições deste ano, a decisão ficou por conta dos estados de Nevada, onde Biden mantinha uma vantagem durante toda a semana, Arizona, Pensilvânia — que até sexta-feira (6) parecia confirmar seus 20 delegados para os republicanos — mas depois virou, e Geórgia, que também virou a favor de Biden na sexta.

Com Pensilvânia a favor de Biden, sites de contagens de votos como o Decision Desk já confirmavam o democrata como possível vencedor da disputa na sexta-feira (6). Foi só no sábado (7), porém, com a confirmação de Nevada, que a maioria dos veículos de imprensa decretaram a vitória depois que o democrata passou o número de 270 delegados confirmados. Na Geórgia, que já conta com 99% das urnas apuradas e uma vantagem de Biden, não se elegia um democrata desde Bill Clinton.

Biden imediatamente reagiu às pesquisas festejando a vitória, acompanhado de sua vice-presidente eleita Kamala Harris. Em Wilmington, Delaware, Joe Biden fez um discurso de união onde disse que agora o tempo é de cura nos Estados Unidos.

A reação de Donald Trump à derrota foi enfática em chamar de fraude o processo eleitoral que deu a vitória a Biden. O republicano acusa os democratas de fraudarem os votos via carta, sistema que 100 milhões de norte-americanos usaram para votar antecipadamente nessas eleições de 2020. Ainda diz que, na verdade, quem ganhou as eleições foi ele.

Na manhã de sábado (7), Trump alegou na sua conta do Twitter que dezenas de milhares de votos foram recebidos de forma ilegal na Pensilvânia e em outros estados-chave. Isso, segundo ele, mudaria drasticamente o resultado das eleições.

Em resposta às alegações, a advogada Ellen Weintraub, chefe da Comissão Eleitoral Federal dos Estados Unidos, disse no sábado (7) que existem poucas evidências que corroborem com as denúncias de Trump. “Não há evidências de qualquer tipo de fraude eleitoral. Não há evidências de votos ilegais”, disse Weintraub para a CNN.

CHINA, COVID-19 E PACOTE FISCAL

Sob o comando de Trump, as relações dos EUA com a China não andavam bem. Os países entraram na chamada “trade war”, além de constantes hostilidades diplomáticas. O que se espera agora sob o comando de Biden é que essa tensão se esfrie um pouco, e que o democrata se porte de maneira moderada, que é interessante nos olhos de investidores.

Outra mudança de políticas aguardada após a vitória de Biden é a postura do governo quanto a pandemia do novo Coronavírus. Na sexta-feira (6), o país registrou mais de 125 mil casos novos de COVID-19. O democrata já pretende criar uma força-tarefa contando com 12 cientistas e especialistas, com o foco no combate ao vírus, além de estudos para descobrir como incentivar o uso de máscaras pela população.

A política mais aguardada pelos investidores é a de um novo pacote fiscal de estímulos nos EUA, que por enquanto possui negociações em curso. A tendência agora é que as negociações acelerem, com a ajuda da Câmara de Representantes, que mantém uma maioria democrata.

REAÇÕES DE CHEFES DE ESTADO

O até então aliado de Donald Trump, Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, parabenizou Joe Biden e sua vice-eleita Kamala Harris pela vitória nas urnas norte-americanas.

Outros líderes europeus, como o presidente francês Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel, também já parabenizaram Biden pela vitória.

Outro líder estatal aliado de Trump que também já parabenizou Joe Biden é o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, ainda não se manifestou sobre a vitória de Biden. O presidente brasileiro diz aguardar uma resposta oficial de Donald Trump, que ainda não aconteceu.

O QUE ISSO SIGNIFICA PARA O BRASIL?

A estabilidade das políticas externas dos EUA é uma boa notícia para o Brasil. Três grandes bancos, o Bank of America, Credit Suisse e Morgan Stanley, já aumentaram a recomendação de compra para países emergentes, incluindo o Brasil.

Essa estabilidade com o mercado brasileiro depende, porém, de posturas diplomáticas, como as pautas ambientais. Joe Biden já tinha dito em um dos debates presidenciais que pretende pressionar o Brasil por conta dos problemas na Amazônia. Aliados ao governo Jair Bolsonaro já sinalizaram que o Executivo provavelmente vai adequar ao novo cenário geopolítico, podendo inclusive trocar o atual Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Uma mudança de postura nesse aspecto, que alinharia os discursos dos dois países, evitaria que o Brasil entrasse em um embate que poderia trazer péssimas consequências econômicas ao país.

Foto: Divulgação / Reuters

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…