Notícias

Preço do ouro e petróleo sobem com expectativas sobre o novo governo norte-americano

1 Minutos de leitura

O valor de petróleo e ouro cresceram com a vitória de Biden nesta segunda-feira (9). O óleo cru avançou mais de 9,23% às 11:50 da manhã de hoje, indo a US$ 43,09, por enquanto recuperando as perdas da sexta-feira (6). Com os mercados subindo internacionalmente, mas sem muita valorização do Dólar, o preço do ouro também continua subindo, mesmo com a queda de -4.20% de hoje. Semana passada, o preço spot do ouro subiu +3,9%.

O preço do petróleo no futuro vai depender da postura do novo governo norte-americano quanto às políticas verdes. Por enquanto, o democrata Joe Biden propôs uma versão menos dramática comparada com as propostas de outros membros do partido. Além disso, essas novas políticas verdes provavelmente não vão sair de imediato.

Além da questão ambiental, as possíveis novas restrições para conter a pandemia do novo Coronavírus podem prejudicar o consumo de petróleo, devido à diminuição da atividade social.

A grande polêmica deste novo governo, porém, é sobre a prática de fraturamento hidráulico, popularmente conhecida nos EUA como fracking. O novo presidente pretende reduzir a 0 as emissões de gases estufa, mas que não vai exigir a proibição do fracking.

Uma das preocupações dos investidores é quanto a retirada de sanções impostas pelo governo de Trump ao Irã. A retirada pode significar um retorno das exportações do país iraniano, prejudicando o mercado petrolífero dos EUA.

O preço do ouro está diretamente relacionado às expectativas do mercado financeiro quanto ao novo pacote de estímulo fiscal, que deve sair com rapidez depois da vitória de Joe Biden. O maior impulsionamento dos preços, porém, se deu por conta do valor do Dólar americano, que diferente das maiores bolsas do país, fechou em quedas na semana das eleições.

O aumento significativo do Dólar na semana passada é justificado pelas expectativas de mais gastos públicos feitos pelo governo norte-americano agora que Joe Biden vai à Casa Branca. Isso pode significar um aumento das dívidas públicas, prejudicando a moeda. No acumulado da semana, o Real chegou a se valorizar 6,62% ante o Dólar.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…