Notícias

Vitória de Biden pode influenciar positivamente o mercado brasileiro

2 Minutos de leitura

O mercado brasileiro tende a ser beneficiado com a vitória de Joe Biden, através de um pacote fiscal vigoroso e mais emissão de moeda pelos Estados Unidos, dinheiro este que chegaria em outros países, entre eles, o Brasil . Esta é a análise de bancos, que já iniciaram a lançar relatórios neste sentido. Três bancos –  Bank of America, Credit Suisse e Morgan Stanley – apostam nessa tendência, indicando-a para mercados em desenvolvimento.

Essa inclinação foi reforçada ainda pela maior gestora mundial, a BlackRock, que enfatizou que as ações seriam beneficiadas por diversos aspectos. Um destes aspectos faz menção ao aumento da probabilidade de que um pacote de ajuda econômica generoso seja liberado para enfrentar a pandemia. 

Os especialistas em política e economia, acrescentam ainda que a política internacional tem a tendência de se tornar mais estável. Sem falar em um dólar mais predisposto a uma baixa em relação ao real. Essa união de razões, somada aos juros reais negativos nos Estados Unidos, privilegiaria o mercado brasileiro, ganhando assim também os papéis do Tesouro, que se tornariam bem mais atraentes para o investidor estrangeiro, o que facilitaria ao país, trabalhar suas dívidas.   

Como exemplo de que o Brasil já estaria despertando o interesse, os especialistas apontam a movimentação do investidor estrangeiro em outubro, onde R$ 2,87 bilhões ingressaram na bolsa, sendo o maior aporte desde setembro de 2018. Esses investimentos influenciam na desvalorização do dólar e valorização da bolsa brasileira.

Mas, no entanto, há questões internas que podem fazer com que o País não usufrua da oportunidade que se avizinha – como investimentos em áreas de energia renovável – com o risco fiscal e também com um possível descaso nas questões ambientais, lembrando que Biden tem neste último tema, é bastante dedicado. .

Enquanto se discute Biden como presidente, Trump anuncia fraude eleitoral, tendo inclusive entrado com pedido de recontagem de votos via judicial. Ressaltando que alguns estados determinam, por lei eleitoral própria, que esta seja feita. Mas isso somente se a diferença entre os dois candidatos seja de menos de meio ponto percentual.

Um levantamento da CNBC, mostrou um bom desempenho da Bolsa americana, que reagiu positivamente à semana de eleição. O índice S&P teve a melhor semana eleitoral em décadas e encerrou com ganhos de 7,3%. O resultado perdeu apenas para um pleito disputado em 1932 – entre Franklin Roosevelt e Herbert Hoover -, que registrou um ganho de 11,6%, na semana de eleição. 

Foto: Reprodução/TradeMap

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…