Notícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta quarta-feira (11)

4 Minutos de leitura

O otimismo com a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech continua trazendo altas para o mercado mundial. Exceto pelas bolsas chinesas, que sofreram quedas com a notícia de novas regras regulamentadoras no país, todos os mais importantes índices estão em alta.

Aqui no Brasil, as tensões diplomáticas tendem a aumentar com uma declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre Joe Biden, presidente eleito dos EUA. A polêmica da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com laboratório chinês Sinovac, também continua.

Confira abaixo os assuntos mais relevantes desta quarta-feira (11):

É REVELADA A CAUSA DA MORTE QUE SUSPENDEU PESQUISAS DA CORONAVAC

A causa da morte de voluntário para a pesquisa da Coronavac, do Instituto Butantan, que a Anvisa chamou de “evento adverso grave” foi suicídio. É o que revela um um boletim de ocorrência obtido pela imprensa nesta terça-feira (10).

Em uma conferência realizada ontem, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, disse que a suspensão das pesquisas, que aconteceu na segunda-feira (9), foi técnica, sem motivações políticas. O diretor disse que os documentos enviados pelo Instituto Butantan sobre o “evento adverso” estavam incompletos, e que não teve alternativa a não ser suspender as pesquisas.

O diretor ilustrou o papel regulador da Anvisa para com a pesquisa, comparando o órgão à um árbitro de futebol. A ideia proposta é que a Anvisa não é parceira do Instituto Butantan, e sim que a atuação é sobre tomada de decisões e vigilância.

“A Anvisa não é parceira de ninguém. A imagem que coloco é a imagem do árbitro, do juiz. É aquele que pesa o que foi feito certo e emite juízo de valor. Nenhuma colocação no sentido de que estávamos juntos. Não estamos. Tomaremos decisões no dia que tiverem que serem tomadas”, disse o diretor.

Em resposta ao questionamento de que a decisão teve influência política, Barras disse: “O que o cidadão não precisa é de Anvisa contaminada por guerra política. Ela existe, mas tem de ficar dos muros para fora. Não é razoável que pessoas da ciência passem a tecer comentários e análises. Não somos comentaristas políticos. Quem tem capacidade para isso que o faça”.

A conferência de imprensa teve a duração de 2 horas e pode ser conferida aqui:

Em resposta à suspensão das pesquisas do Butantan, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse pela manhã em uma publicação no Facebook que “ganhou” do governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP).

Ainda ontem, o Comitê Internacional Independente recomendou a retirada da suspensão para que as pesquisas continuem. A Anvisa, agora, analisará o pedido.

O Supremo Tribunal Federal (STF) também se movimentou sobre o assunto. O ministro Ricardo Lewandowski determinou que a Anvisa forneça explicações sobre os critérios utilizados para proceder aos estudos da vacina, assim como o estágio de aprovação desta e de outras vacinas contra COVID-19.

BOLSONARO SE PRONUNCIA SOBRE BIDEN E AMAZÔNIA

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (10) que “depois que acaba a saliva, tem que ter pólvora”, se referindo a Biden e possíveis pressões do novo presidente eleito dos EUA sobre a Amazônia. Bolsonaro ainda disse que “apenas pela diplomacia” não basta.

Joe Biden já tinha mencionado pressionar as autoridades brasileiras sobre a Amazônia em uma entrevista para o Americas Quarterly. Na ocasião, o democrata disse que reuniria o mundo para pressionar o Brasil.

Aliados do governo Bolsonaro já tinham insinuado que o Executivo estava preparado para se adequar ao novo ecossistema geopolítico, podendo até fazer trocas no Ministério do Meio Ambiente. O Bolsonaro, porém, permanece na lista de líderes mundiais que ainda não reconheceram a vitória de Biden.

AGENDA

O IBGE deve divulgar hoje às 9h da manhã dados de vendas no varejo no período de setembro. A expectativa é que o setor tenha crescido em comparação com o ano anterior.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) publicou nesta quarta-feira (11), os dados referentes ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na capital São Paulo, subiu 1,16% na 1ª quadrissemana de novembro.

BOLSAS E CÂMBIO

O mercado europeu, impulsionado pelo anúncio da vacina da Pfizer e BioNTech contra COVID-19, abriu em alta nesta quarta-feira (11). O imunizante já está na 3ª fase de testes, e tem 90% de eficácia.

O Secretário de Saúde do Reino Unido disse nesta terça (10) que a vacina pode estar pronta para aplicação no público em menos de um mês. Nos EUA, a previsão é que o composto fique disponível ainda no fim do ano.

Hoje, a tendência é que o mercado europeu siga otimista, principalmente nos setores de energia, veículos e construtoras, que devem ser as mais beneficiadas. O continente está passando por uma nova onda do novo Coronavírus, que pode afetar o mercado no futuro por conta das novas medidas de restrição e lockdown em alguns países.

Na Europa, às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): +0,70%, indo a 387,12 pontos
  • DAX (GDAXI): +0,49%, indo a 13.227,40 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): +0,67%, indo a 6.339,25 pontos
  • CAC 40 (FCHI): +0,54%, indo a 5.448,35 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,64%%, indo a 20.985,48 pontos

O setor de tecnologia chinês enfrentou fortes quedas nesta quarta-feira (11). O governo do país impôs novas regras de regulamentação que visam impedir o monopólio na internet. Com o anúncio, o Alibaba, do setor de e-commerce, afundou -9,8%, enquanto que a Tencent caiu 7,39%.

Os mercados japoneses e sul-coreanos seguiram a tendência otimista do mercado internacional com o anúncio da vacina da Pfizer e BioNTech.

Assim fecharam os mercados asiáticos:

  • Hang Seng (HSI): -0,28%%, indo a 26.226,98 pontos
  • KOSPI (KS11): +1,35%%, indo a 2.485,87 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,53%, indo a 3.342,20 pontos
  • Nikkei 225 (N225): +1,78%, indo a 25.349,60 pontos

Assim estão os mercados Futuros das bolsas dos EUA às 8h10, também seguindo a tendência dos ótimos resultados com a vacina, além do otimismo quanto à candidatura de Joe Biden:

  • Nasdaq 100 Futuros subiu +1,19%, indo a 11.756 pontos
  • Dow Jones Futuros subiu +0,68%, indo a 29.517,5 pontos
  • S&P 500 Futuros subiu +0,76%, indo a 3.567,88

Às 9h, o Dólar começa com tendência de alta sobre o Real depois de mais uma semana de quedas:

  • O Dólar até agora caiu +0,04%, a R$ 5,39
  • O Euro também caiu, +0,30%, a R$ 6,38

Foto: Reuters / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…