O Alibaba (BABA), do ramo de e-commerce, comemorou lucros de US$ 56 bilhões nos 30 minutos iniciais do Alibaba Single Day, maior evento de vendas do mundo que aconteceu ontem. O valor se refere também aos 3 dias anteriores, que foram adicionados ao evento para estimular vendas. No fim do dia, a empresa disse que as vendas superaram US$ 74 bilhões.
O site chegou a vender 580.000 produtos por segundo, e os lucros gerados por vendedores foram 16 vezes maiores que as vendas do Prime Day da Amazon (AMZN) deste ano. As vendas superaram também o Alibaba Signgle Day do ano passado, quando faturaram US$ 35,8 bilhões em vendas.
Segundo o vice-presidente da empresa, Liu Bo, o que estimulou a alta no consumo online este ano foi a pandemia do novo Coronavírus, que impossibilitou que pessoas pudessem viajar durante este período.
O Alibaba é do bilionário Jack Ma, fundador do site, homem mais rico da China e 17º no ranking mundial, com patrimônio avaliado em US$ 61 bilhões. O site de e-commerce foi fundado em 1999, e hoje um dos maiores do mundo em vendas online.
A comemoração veio depois de semanas difíceis para Jack Ma. No início do mês, a oferta pública inicial (IPO) da Ant group, um dos braços do Alibaba, tinha sido suspensa pela bolsa de Xangai. O IPO seria recorde, mas o rápido crescimento do grupo preocupou reguladores chineses, que também não gostam que bancos usem serviços como os do Ant para dar empréstimos para a população.
O Alibaba chegou a perder -9,8% em valor de mercado nas bolsas de Hong Kong na semana passada por conta da suspensão do IPO da Ant. Apesar disso, o desempenho do Alibaba Day já é considerado como indicativo da recuperação econômica da China pós-pandemia.
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