CuriosidadesEducação FinanceiraRenda Fixa

Investimentos de liquidez diária que pagam acima do CDI valem a pena?

2 Minutos de leitura

Com que frequência eu vejo gente perguntando sobre Nubank? TODO O TEMPO.

Geralmente é: Nubank vale a pena? Ou então: o que você acha do Nubank?

Isso porque o Nubank tem a Nuconta, na qual seu dinheiro rende na própria conta corrente, o que é uma mão na roda pra deixar o dinheiro rendendo, e, por isso, muita gente quer saber se é um bom negócio mesmo ou não.

E eu sempre digo: Nubank não é banco, viu? É conta de pagamento. E é justamente por isso que eles podem oferecer essa opção de rendimentos na conta corrente, já que os bancos não podem.

Mas a nova polêmica é sobre o PicPay, que também é conta de pagamento e tá remunerando o dinheiro na conta em 210% do CDI. “Uaaaaau” você pode pensar. Realmente, é um número bem expressivo e que não se vê todo dia. Por isso, a pergunta da semana é: PicPay vale a pena? “É verdade esse bilete”?

Antes de responder, aproveito pra englobar aqui todos os outros investimentos em renda fixa que remuneram acima de 100% do CDI, como os CDBs de alguns bancos digitais e os RDBs de algumas contas de pagamento.

Vamos entender: o CDI é um índice muito usado como referência na renda fixa, ele segue a taxa Selic e geralmente fica 0,1 abaixo dela. Ou seja, se a Selic está hoje em 2% ao ano, o CDI é algo bem próximo de 1,9%. Isso quer dizer que todo investimento que paga 100% do CDI, paga exatamente esses 1,9% ao ano.

Então, o PicPay, por exemplo, paga 1,9% + 110% (100% + 110% = 210%), que é igual a 3,99%. Ao ano! E aqui vale um ponto de atenção: de acordo com o próprio aplicativo, eles só garantem esse rendimento até o dia 31/12, ou seja, menos de 2 meses contando a partir de hoje. Depois, só deus sabe, pode até voltar para os 100%. Quer dizer que ninguém vai ganhar 3,99% realmente.

Ainda assim, paga mais que a maioria das outras contas de pagamento e bancos digitais. Então, vale a pena?

Sim e não.

Sim: vale a pena pegar um dinheiro que tá parado na conta corrente do banco ou na poupança e colocar lá.

Não: não vale a pena tirar de outros investimentos pra colocar lá, isso porque o resgate acarreta cobrança de IR na fonte, que vai desde 22,5% até 15% sobre os rendimentos.

E essa regra é válida pra qualquer investimento que você vê por aí pagando acima do CDI. Não tem por que pagar imposto para ganhar só um pouquinho a mais, especialmente no caso do PicPay, que tem data prevista pra acabar. Mas dinheiro novo é bem-vindo!

Só não esquece de não colocar seus ovos todos na mesma cesta: diversifique entre bancos/corretoras/contas de pagamento pra evitar dores de cabeça. 😉

Melissa Nunes

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…