Curiosidades

Tendências gastronômicas: oportunidades no Brasil e popularização do Made in Italy

2 Minutos de leitura

Não é segredo que o mercado de alimentos e bebidas se tornou cada vez mais promissor na última década. É claro que com um mercado cada vez mais aberto a concorrência passou a ser até canibal, com preços variando em todas as faixas. Não existem mais negócios perpétuos e praticamente qualquer um na garagem de casa pode iniciar a ditar uma tendência em um mercado local.

Cada vez mais percebemos a volatilidade na fidelidade dos amantes do iFood. Da mesma forma, cresceu exponencialmente quem não troca um produto de qualidade por conta de diversos fatores que fazem alguns tipos de restaurantes serem praticamente exclusivos, mesmo com um preço competitivo. Em suma, é possível comer bem gastanto pouco, mesmo com tantas opções populares que aparecem em cada esquina.

Já ouviu falar na pizza artesanal? E na pizza italiana?

No Brasil inteiro está chegando uma nova tendência de consumo de pizzas: a pizza no estilo italiano. Forno especial, farinha importada, molho de tomate italiano e produtos artesanais que saem da fabricação para a mesa do cliente praticamente no mesmo dia. Todos esses atrativos está conquistando cada vez mais as pessoas que querem ‘experimentar algo novo’ ou valorizam a qualidade do que consomem. Não só nas pizzas, o Made in Italy conquista só pelo nome, quem dirá pelos ingredientes e receitas.

Um conceito diferente de pizza, uma alternativa incomum para quem não aguenta mais o famigerado frango com catupiry e a brasileiríssima pizza portuguesa. Ao invés de queijo mussarela, a pizza italiana leva na maioria das vezes a Mozzarella di Bufala. Ao invés de molho de tomate industrializado, usa-se o sugo di pomodori pelati, um molho praticamente artesanal que muitas vezes é importado direto da Itália.

A grande questão é que não só nas pizzarias, mas na maioria dos outros segmentos gastronômicos está havendo um movimento que passa a valorizar mais o cliente, não só no atendimento, mas também na qualidade e no conceito do que é servido. É claro que toda empresa deve visar pelo lucro, mas no final das contas do que vale um cliente que gasta o dobro e que pede quatro vezes menos?

Qualidade aliada à versatilidade do consumo

No novo jogo participam não só grandes redes de restaurantes ou cadeias de fast-food, mas também pequenas pizzarias, tratorias e restaurantes artesanais que surgiram do dia para a noite, muitas vezes como uma alternativa à uma situação financeira adversa.

A grande sacada também pode vir de ideias talvez ‘malucas’ e ‘fora da caixa’ de quem viveu um tempo fora ou teve uma ideia de negócio ao ir viajar. Um desses casos é o da galera da Sopro Forneria, uma pequena rede de pizzarias de estilo italiano que surgiu no sul do país. Depois de um tempo no país mais lindo do mundo (sim, a Itália), o então chefe de cozinha Eduardo Kerber voltou e com outro sócio decidiu implementar a realidade italiana em um contexto brasileiro cheio de obstáculos. O resultado: pizzas deliciosas a preços competitivos e com uma experiência muito diferente.

Aliar o estilo brasileiro a algo que é bom e vem da Itália não é novidade. O que falta é saber fazer isso com mais autenticidade e inovação. Já cansei de entrar em restaurantes ‘italianos’ servindo a carne com a massa e com a salada juntos. Isso não acontece na Itália.

Enfim, no final das contas o importante é agradar o cliente fazendo algo bom e sustentável. O que fica de lição é que de agora em diante, mais do que nunca, a presença de conceitos internacionais – mais principalmente italianos – será cade vez mais sentida por todas as classes de consumidores.

Ronaldo Siliveri

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…