Curiosidades

Veja como (e se) Donald Trump pode se reeleger presidente dos EUA

2 Minutos de leitura

Joe Biden foi declarado presidente eleito dos EUA no último sábado (7), mas o processo eleitoral estadunidense pode estar longe de terminar. O atual presidente norte-americano e candidato à reeleição, Donald Trump, se nega a aceitar o resultado até então.

Trump já afirmou diversas vezes que o pleito foi fraudado, acusando a oposição de incluir votos às urnas após o encerramento das eleições e de reverter seus votos para o candidato do Partido Democrata. O candidato já entrou com inúmeros processos na justiça americana e exige a recontagem dos votos

Nesta quinta-feira (12), o presidente norte-americano voltou a protestar contra o resultado das urnas, afirmando que quase 3 milhões de votos para o Partido Republicano foram deletados do sistema.

É importante destacar que as eleições presidenciais norte-americanas são indiretas. O eleitor elege, na prática, delegados, representantes escolhidos pelos partidos, que se reunirão no dia 8 de dezembro para validar o resultado das urnas. Um cenário que tem sido ventilado recentemente é que Trump influencie na alteração do Colégio Eleitoral em estados controlados pelo Partido Republicano em que saiu derrotado, buscando a reeleição do presidente.

Para Carlos Poggio, professor de relações internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), ouvido pelo InfoMoney, o cenário configura uma tentativa de golpe por parte do atual presidente. Poggio considera impossível que Trump consiga reverter legalmente o resultado das eleições, o professor ainda afirma que nunca testemunhou um cenário como o atual nas eleições estadunidenses.

Já as recontagens são um cenário comum nos pleitos norte-americanos. Não há, no entanto, casos de recontagens com resultados próximos ao que Trump precisa para reverter o resultado inicial das urnas. O republicano precisaria da reversão de centenas de milhares de votos para conseguir mudar o resultado das eleições.

O caso mais famoso de recontagem nos EUA aconteceu em 2000, quando o democrata Al Gore entrou com processo na Suprema Corte para recontagem de votos na Flórida em razão de problemas nas cédulas que prejudicaram a apuração dos votos. O então candidato, porém, reconheceu a vitória do republicano George W. Bush antes do encerramento da recontagem, que não foi finalizada a tempo para a reunião do Colégio Eleitoral.

A última etapa do processo eleitoral norte-americano ocorre no dia 14 de dezembro e, segundo Poggio, Trump tem até lá para ganhar as disputas judiciais. O presidente corre contra o tempo, uma vez que ainda não se comprovou indícios de fraude no processo eleitoral.

Imagem em destaque: CNN Brasil / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…