Investimentos no exterior

Nos EUA, secretário de Tesouro terá de lidar com economia frágil e desemprego em alta

2 Minutos de leitura

O Tesouro Nacional é uma das instituições mais importantes dos Estados Unidos. Nas últimas décadas, os secretários do Tesouro norte-americanos são cobrados para que participem mais ativamente no resgate financeiro de países com economias mais frágeis.

Seja quem for nomeado para o cargo pelo presidente eleito Joe Biden quando o democrata assumir a Casa Branca, os ossos do ofício serão ainda maiores. O cenário não é bom para o sistema bancário estadunidense há anos, e 2020 traz novos problemas para o novo secretário do Tesouro. A economia norte-americana, que vinha apresentando fortes resultados nos últimos anos, agora se vê fragilizada frente a pandemia de COVID-19.

O secretário do Tesouro escolhido por Biden terá que achar maneiras de contornar o atual cenário de recessão e desemprego da economia estadunidense. Entre os candidatos mais cotados para assumir o cargo no governo do democrata, a maioria tem experiência na área e/ou tem experiência em órgãos como o Tesouro e a Federal Reserve.

Um dos nomes mais fortes na concorrência é Janet Yellen, que chefiou a Fed entre 2014 e 2018. A gestão de Janet na Fed teve um foco trabalhista, voltando às atenções da instituição para pautas de interesse dos trabalhadores no combate à desigualdade. Outro nome cotado é de Lael Brainard, subsecretária do Tesouro durante o governo Obama e atualmente membro da mesa diretora da Fed. Lael esteve na equipe econômica de Obama durante a crise econômica do final da década de 2000, e sua experiência como o cenário adverso pode contar como um trunfo para sua nomeação.

Outros candidatos são Raphael Bostic e Sarah Bloom Raskin. Bostic é o atual presidente regional da Fed em Atlanta, o primeiro negro a ocupar uma presidência regional da instituição. Foi secretário assistente do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano e é um nome influente no combate à desigualdade de riqueza e renda racial. Sarah é diretora da Vanguard, gigante do setor de investimentos com mais de US$6 trilhões sob custódia atualmente. Já foi parte da mesa diretora da Fed e secretária adjunta do Tesouro, sendo a primeira e única mulher no cargo até hoje. Ela esteve em contato com a equipe de Biden para discutir a influência da regulamentação financeira no estabelecimento de políticas climáticas.

Atualmente, o secretário do Tesouro nos EUA é Steven Mnuchin. O economista, que trabalhou por 17 anos no Goldman Sachs, assumiu o cargo no dia 13 de fevereiro de 2017, após ser nomeado pelo atual presidente norte-americano Donald Trump.

Imagem em destaque: Money Times / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
CuriosidadesEducação FinanceiraInvestimentos no exterior

Investimento no EXTERIOR vale a pena? Vantagens, desvantagens e como investir de forma simples e eficaz?

2 Minutos de leitura
Olá, tudo bem? Por acaso você tem observado que a cada dia mais e mais os brasileiros estão investindo no exterior? E…
Investimentos no exterior

REITs x FIIs

1 Minutos de leitura
Fala, investidor! Se você acompanhou minhas últimas colunas, deve ter percebido meu apreço aos investimentos em renda variável e aos ativos do…
CuriosidadesInvestimentos no exterior

Como falar um idioma pode te ajudar a investir melhor

2 Minutos de leitura
Não é novidade o fato de que saber um idioma nos abre portas em vários âmbitos da nossa vida. Entretanto, muitos benefícios…