Outro dia em uma live realizada pelo Instagram conversei de forma direta sobre o erro constante de 90% dos empresários em não saber precificar seus produtos, dados este levantados pela startup Preço Certo. Esse equívoco recorrente nasce no ato preguiçoso de realizar uma pesquisa no Google sobre os preços médios da concorrência. Essa infelizmente é a régua padrão da precificação em nosso país.
Infelizmente um comentário que recebi foi: “Mas se eu aumentar meu preço não vendo, meu concorrente vende mais barato!”
O resultado disso é um efeito dominó, iguais aqueles que vemos em vídeos incríveis que prendem nossa atenção, onde após derrubar somente uma pequena peça, todas as outras vão caindo em sequência e muitas vezes revelando lindas imagens e formas. Porém, no nosso caso, o resultado é uma cadeia de prejuízos a todos os empreendedores que abusam da preguiça na hora da precificação. O detalhe engraçado é que a mesma ferramenta que oferece os preços da concorrência, pode nos mostrar maneiras simples de precificar, com tabelas e dicas.
Vamos tentar aqui achar o furo da agulha para você que é empreendedor tentar entender de maneira fácil. O Produto é um simples brigadeiro. Você compra, leite condensado, manteiga, chocolate em pó, granulados, forminhas de papel e depois de produzir vende ao mesmo preço do seu vizinho. A pergunta que faço é, no supermercado que você comprou os itens, o leite condensado tinha 5 marcas concorrentes com preços bem distintos. Você preza pela qualidade e pegou o da marca X, a mais cara, e seu concorrente, que é a base de sua precificação, comprou da mesma marca Y e ainda por vender em quantidade, comprou com desconto. Você fez tudo certo, mas está produzindo um produto e vendendo outro, ou seja, com o preço de outro inferior.
A idéia é simples, se o produto mais importante da sua produção tem uma variação entre os concorrentes, qual o motivo de você se apegar ao preço dos outros. A idéia só não é mais simples que parar em fazer suas contas no papel de pão. E se você ainda pensa que se aumentar não vai vender, eu aviso que, ou você acha seu público consumidor ou quanto mais você vender para o público errado… mais prejuízo será gerado.
Pense nisso, faça uma nova tabela de preços de seus produtos aproveitando agora a virada de ano. E Seja o parâmetro positivo no mercado de busca de preços. Faça o efeito dominó reverso… coloque as peças de pé e comece a montar uma nova figura em seu faturamento.