Educação Financeira

Como os bancos ganham dinheiro?

1 Minutos de leitura

Fala, investidor! Se você já investe em renda variável, certamente conhece os bancos listados em nossa bolsa de valores. Desde os grandes tradicionais, como Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil, que figuram no top 10 de maiores empresas em valor de mercado (número total de ações x preço da ação) até as fintechs que vêm apresentando boas performances no curto prazo, como o Banco Inter, por exemplo.

Que são em grande maioria negócios rentáveis, não resta dúvida. No entanto, você sabe como um banco ganha dinheiro? A maior fonte de renda de um banco é o “spread”, que é a diferença entre os juros que o banco cobra em empréstimos e financiamentos com os rendimentos pagos aos clientes que investem nos ativos disponibilizados pelo banco. Quando você aplica seu dinheiro na poupança, CDB, LCA, LCI etc, o banco utiliza esse seu dinheiro para emprestar para um terceiro. Logicamente, a taxa de juros que o banco aplica para emprestar dinheiro é muito maior que a taxa que o banco paga aos seus investidores, e essa diferença, ou “spread”, é sua maior geradora de renda.

Além disso, para cada compra que você faz utilizando cartão, seja de crédito ou débito, uma pequena taxa de intercâmbio é repassada aos bancos (maior a taxa para uso do crédito). Ainda, quando você parcela sua fatura do cartão, o banco cobra uma taxa de juros e também lucra com isso. Não à toa o estímulo ao programa de milhas, por exemplo.

Outros serviços que complementam a receita de um banco são os de manutenção de conta, transferências bancárias, pagamentos, seguros, participação societária em outros negócios e até de corretagem, dependendo do caso.

É ou não é um bom negócio?

#OsInvestidores

Lucas De Conti

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…