Notícias

PIX começa a funcionar a partir de hoje para todos os usuários

1 Minutos de leitura

O PIX, novo sistema de pagamentos anunciado pelo Banco Central, começa a funcionar para todos os usuários cadastrados nesta segunda-feira (16). O sistema passou por um período de testes com usuários restritos ainda no início deste mês, mas agora o sistema deve ficar disponível para todo mundo cadastrado. 734 instituições bancárias já estão confirmadas como participantes do programa. A lista completa você confere aqui.

O Banco Central já avisou que o sistema pode apresentar algumas instabilidades por conta do lançamento nos primeiros dias, mas que isso não vai afetar as operações financeiras.

Outro aviso do BC fala sobre as eventuais fraudes que podem acontecer. Como o serviço é novo, as pessoas ficam um pouco mais propensas a cair em links duvidosos enviados por WhatsApp e SMS. Clientes devem ficar atentos e usarem apenas os canais de comunicação oferecidos pelas instituições financeiras.

O PIX é um novo sistema de pagamentos que promete bater de frente com os famosos DOC e TED. O PIX é instantâneo, independe do dia da transação, e é 24h, funcionando inclusive durante os feriados. Outra vantagem é que o sistema é 100% gratuito, tanto para pessoas físicas como para microempreendedores individuais (MEIs).

Quem quiser usar o novo sistema deverá fazer uma chave PIX, que pode ser cadastrada usando o CPF, ou Email, número de telefone, ou uma chave única fornecida pelas instituições bancárias. Segundo o BC, mais de 70 milhões de chaves PIX já foram cadastradas no sistema até domingo (15). 

No Brasil, cerca de 70% das transações financeiras ainda são feitas usando dinheiro vivo. A expectativa do Banco Central é que com a chegada do PIX esse número caia em 10% depois de uma década. Isso porque por ser instantâneo e rápido, lojas e vendedores poderão usar o PIX como forma de pagamento.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse hoje que futuramente o PIX terá funcionalidades como cashbacks e pagamentos programados. “A inovação não para. O Pix não para aqui. A gente tem novas funcionalidades, a gente pode falar de cashback, de pagamentos programados, coisas que virão pela frente”, disse o presidente.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…