Notícias

Brasil busca ampliar presença do etanol no mercado internacional

1 Minutos de leitura

O Brasil é uma das maiores referências no setor de biocombustíveis há décadas, e a intenção do governo é fazer com que o país seja ainda mais forte na área nos próximos anos. Maior produtor mundial de cana-de-açúcar, o Brasil busca fazer com que o etanol ganhe mais mercado mundialmente e vê a Índia como principal consumidor em potencial.

Biocombustíveis são uma realidade no Brasil desde o Proálcool, programa que completa 45 anos em 2020. Segundo um estudo da  União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), desde os lançamentos dos carros flex (em 2003), a emissão de gases causadores do efeito estufa no Brasil foi reduzida em 600 milhões de toneladas até o final de 2019.

As iniciativas serão discutidas no Summit Agronegócio Brasil 2020, evento promovido pelo Estadão, o evento acontecerá entre os dias 23 e 25 de novembro. Por enquanto, o mercado de biocombustíveis está muito concentrado em dois países, Brasil e EUA. O setor vê a Índia como um grande mercado em potencial para o etanol, até mesmo porque o país é um dos grandes produtores de cana-de-açúcar do mundo.

Estimular a produção de etanol na Índia é de extremo interesse tanto do Brasil quanto da Índia. A Índia é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, mas a grande maioria de suas plantas são usadas apenas para a produção de açúcar, principalmente por falta de tecnologias para produção de etanol. Na prática, a indústria indiana acaba por produzir açúcar até mesmo em excesso, pressionando os preços do produto para baixo no mercado internacional.

A Índia sofre também com a poluição no ar e com os impactos financeiros causados pela necessidade de importar o petróleo a ser refinado em território nacional. Para o país, a implementação massiva de veículos movidos a etanol acarretaria em vantagens econômicas e ambientais importantes.

Imagem em destaque: InfoEscola / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…