Notícias

Governo federal pretende digitalizar todos os serviços até 2022

2 Minutos de leitura

Com a meta de digitalizar todos os serviços até 2022, o governo federal comemora o acesso de mais de 84 milhões de brasileiros que  utilizam os serviços digitais por meio do endereço gov.br. Isso é o mesmo que apontar que que  62% dos usuários de internet no País entram neste site. Os números comprovam que impossível um governo se tornar viável sem o serviço digital. Atualmente 13 estados e 74 municípios disponibilizam na plataforma serviços, como por exemplo, o pagamento do IPVA.  

A plataforma integra, em um único cadastro, acessos para o Meu INSS, carteira de trabalho digital, carteira digital de trânsito, entre outros serviços. O número é mais de 40 vezes o registrado no início de 2019, quando apenas 2 milhões utilizavam a ferramenta. Até agora, já foram adaptados 2.481 dos 3,9 mil serviços.

A administração do site ressalta que o trabalho executado até o momento, representa uma economia de R$ 591 milhões ao ano para o governo, diante do menor custo para viabilizar os serviços, e de R$ 1,54 bilhão ao ano para a população.

A plataforma, no entanto, sofre julgamento e estas, conforme a administração, são levadas a sério, justamente para que o serviço oferecido seja o melhor possível. Aliás, há um departamento interno que levanta sugestões de aprimoramento no sistema, sendo que este já realizou mais de mil interposições por meio online e presencial com usuários dos serviços digitais. 

A plataforma, garantem os administradores governamentais, possui a preocupação de adaptar os dispositivos ao que espera o usuário, facilitando o acesso e a navegação, ainda mais para aquele público que não é habituado ao uso de tecnologia.  

Destaca-se que dos 40 serviços mais usados pelos usuários, somente quatro ainda não foram totalmente digitalizados, sendo que um está sendo preparado e em fase de remanejamento, que é a prova de vida por parte de aposentados, onde já se permite que a selfie seja substituída por foto da câmera traseira, para que o idoso possa ter ajuda de um terceiro. 

Os quatro que ainda carecem da transformação para o digital são benefício garantia-safra, registrar-se como pescador artesanal (habilitado ao seguro-defeso), cadastrar-se na base de dados da agricultura familiar e acessar o Progredir Jovem (programa de qualificação de mão de obra pelo Sistema S).

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…