Notícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta quinta-feira (19)

4 Minutos de leitura

Os índices mais importantes do mundo amanheceram com baixas nesta quinta-feira (19). O novo Coronavírus continua sendo a pauta principal. A Europa registrou quase que a metade de todos os novos casos confirmados de COVID-19 na última semana no mundo todo. Nos EUA, as mortes por COVID-19 já chegaram no número de 250 mil. Em Nova Iorque, o governo da cidade já fechou as escolas para se prepararem para a segunda onda do vírus.

Enquanto o vírus traz mais consequências econômicas de curto prazo a países que apresentam alta nos casos, quatro vacinas em desenvolvimento apresentaram resultados positivos na última semana. O Brasil deve receber 120 mil doses de uma delas ainda hoje.

Confira esses e outros destaques abaixo.

VACINA DA ASTRAZENECA APRESENTA FORTE RESPOSTA IMUNE

A corrida por uma vacina contra o novo Coronavírus continua. Hoje, a farmacêutica AstraZeneca (AZN) apresentou ótimos resultados de resposta imune entre adultos e idosos. Idosos com mais de 70 anos, que são de grupo de risco, apresentaram uma resposta imunológica robusta. As informações sobre os testes da Fase 2 de desenvolvimento foram publicadas em um artigo na The Lancet.

Segundo o diretor do Grupo de Vacinas de Oxford, Andrew Pollard, em uma entrevista para a BBC, os resultados da Fase 3 de desenvolvimento da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 devem sair antes do natal deste ano.

A vacina da AstraZeneca é uma das quatro vacinas desenvolvidas contra o Coronavírus que ganharam destaque na última semana. A primeira a apresentar ótimos resultados já na Fase 3 de desenvolvimento foi a da Pfizer (PFE) em parceria com a BioNTech (BNTX), que mostrou uma eficácia de 95% em testes conduzidos com mais de 44.000 pessoas.

A segunda a mostrar ótimos resultados na Fase 3 de desenvolvimento é a vacina da norte-americana Moderna (MRNA), que segundo os testes clínicos tem uma eficácia de 94,5%.

Outra vacina candidata à imunização das pessoas é a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac em parceria com o Instituto Butantan. Segundo testes conduzidos na Fase 2 de desenvolvimento, a CoronaVac é segura e mostrou uma resposta imune em 97% dos participantes da pesquisa.

Um lote com 120 mil doses de CoronaVac chega no Brasil nesta quinta-feira (19), mas sua distribuição depende do término dos estudos e a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

CHRISTINE LAGARDE: AUMENTO DE CASOS É UM DESAFIO

A presidente do Banco Central Europeu (ECB em inglês), Christine Lagarde, discursou no Parlamento Europeu hoje mais cedo a respeito da alta de casos do novo Coronavírus e a situação econômica dos países europeus.

O continente passa por uma segunda onda de COVID-19, que provocou medidas de restrições e lockdowns nos países, atrasando a recuperação econômica.

“Embora as últimas notícias sobre a vacina pareçam encorajadoras, o recente aumento nos casos de coronavírus (…) representam um sério desafio para a zona do euro e a economia global”, disse a presidente do ECB.

Lagarde diz esperar que a alta nos casos do vírus, que significa aplicações de medidas de restrições nos países, afete a economia da Zona do Euro. Ela promoveu também a continuidade dos pacotes de estímulo fiscal dizendo que estes “têm provado sua eficácia no ambiente atual e podem ser ajustados dinamicamente para reagir de acordo com a evolução da pandemia. Portanto, é provável que continuem sendo as principais ferramentas de ajuste de nossa política monetária”.

IBOPE DIVULGA PESQUISA PARA O SEGUNDO TURNO EM SÃO PAULO

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) publicou ontem uma pesquisa feita com 1.001 participantes entre os dias 16 e 18 de novembro sobre a intenção de voto no 2º turno das eleições municipais da grande São Paulo.

Segundo a pesquisa, Bruno Covas (PSDB) aparece na frente, com 47% das intenções de voto, enquanto que Guilherme Boulos (PSOL) está com 35%. Brancos e nulos somaram 14%, e 4% não sabem ou não quiseram responder. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

AGENDA

Ainda hoje foram publicados os resultados da produção no ramo de construção na União Europeia. Na Zona do Euro, o recuo foi de -2,5%, enquanto que o da União Europeia foi de -2,7%.

Devem sair hoje também os números oficiais sobre pedidos de seguro-desemprego nos EUA.

BOLSAS E CÂMBIO

O novo Coronavírus ditou o mercado mais uma vez nesta quinta-feira (19). Os principais índices mundiais apresentaram baixas, amplamente influenciados pelas consequências imediatas de uma segunda onda de Coronavírus, que traz consigo as medidas de restrição e lockdowns.

Os mercados europeus começaram esta quinta-feira (19) com baixas. Embora o otimismo quanto às vacinas da Pfizer (PFE) e Moderna (MRNA) continue, indicando um possível fim da pandemia, os investidores se preocupam com as consequências econômicas imediatas de uma segunda onda de COVID-19.

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): -0,85%, indo a 387,23 pontos
  • DAX (GDAXI): -1,07%, indo a 13.060,15 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): -1,04%, indo a 6.318,65 pontos
  • CAC 40 (FCHI): -0,85%, indo a 5.464,72 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,26%, indo a 21.565,50 pontos

Os resultados do mercado asiático seguem a tendência global de tentativa de equilíbrio entre a promessa das vacinas e a preocupação com a alta nos casos de COVID-19.

Só no Japão, na terça-feira (17), 2,259 novos casos de COVID-19 foram confirmados, representando um recorde no país.

  • Hang Seng (HK50): -0,71%, indo a 26.356,97 pontos
  • KOSPI (KS11): +0,07% , indo a 2.547,42 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,47%, indo a 3.363,09 pontos
  • Nikkei 225 (N225): -0,36%, indo a 25.634,34 pontos

Os mercados futuros dos EUA não fogem à regra. Enquanto o país comemora os ótimos resultados das vacinas, cidades como Nova Iorque já fecharam escolas mais uma vez por conta da alta de novos casos do vírus.

Às 8h da manhã.

  • Nasdaq 100 Futuros caiu -0,46%, indo a 11.842,50 pontos
  • Dow Jones Futuros caiu -0,37%, indo a 29.281,0 pontos
  • S&P 500 Futuros caiu -0,34%, indo a 3.552,88

Às 9:05, o Dólar cresce sobre o real, enquanto o Euro recua.

  • O Dólar até agora subiu +0,04%, a R$ 5,36
  • O Euro caiu -0,09%, a R$ 6,35
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…