Notícias

Fitch mantém rating do Brasil BB-, perspectiva é negativa

1 Minutos de leitura

Na quarta-feira (18), a agência de classificação de risco manteve o rating do Brasil em BB-. Em nota, a instituição reforçou que as perspectivas no mercado brasileiro são negativas, mas o país consegue manter seu rating em razão do tamanho e diversidade de nossa economia, que vem sendo capaz de absorver choques externos.

A agência alerta, porém, alerta para o crescente endividamento do Brasil, que se aproxima de totalizar 100% do PIB brasileiro em um futuro próximo. Aponta também que o cenário político atual no Brasil não causa otimismo quanto à possibilidade das reformas econômicas estarem prontas e aprovadas nos próximos meses.

A perspectiva negativa dada ao Brasil ainda é causada pelo ceticismo do mercado de que o teto de gastos de 2016 seja mantido. O cenário, se confirmado, pode tornar a economia brasileira frágil a possíveis choques. A instituição também mostra preocupação com a nova onda de contaminações por COVID-19 ao redor do globo.

A Fitch aponta, porém, que há uma perspectiva de recuperação da economia brasileira a partir de 2021. Se o teto de gastos for respeitado e as reformas tomarem o rumo que o governo brasileiro se comprometeu a viabilizar, o cenário muda completamente. A agência aponta, porém, que o atual cenário político brasileiro torna o processo de aprovação das reformas muito menos previsível.

Imagem em destaque: Suno Research / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…