Notícias

Após criticar Xi Jinping, IPO recorde de Jack Ma é adiado indefinidamente

1 Minutos de leitura

A Oferta Pública Inicial (IPO em inglês) de Jack Ma, do Alibaba (BABA) foi adiada indefinidamente. O anúncio veio após semanas ruins do bilionário chinês, que viu seu IPO recorde do Ant Group ser adiado depois de reguladores do país ficarem preocupados com a probabilidade do grupo não conseguir cumprir com leis regulatórias.

O governo chinês se preocupa com a rápida ascensão do grupo, além de não gostarem do fato de que bancos usam plataformas digitais, como as do Ant Group, para conceder empréstimo à cidadãos. A suspensão veio depois de uma ordem direta de Xi Jinping, líder da China.

O IPO iria somar US$ 34 bilhões nas bolsas de Xangai e Hong Kong, superando o até então IPO recorde da petroleira saudita Aramco.

Ainda em outubro, Jack Ma criticou o governo chinês em uma conferência em Xangai. O bilionário disse que o governo chinês atrasa o desenvolvimento tecnológico com velhas regras regulatórias, e que bancos do país agem como se fossem uma casa de penhores.

A resposta do governo chinês foi amarga. Através do canal oficial da Xinhua, agência de notícias do governo chinês, uma coluna foi publicada no WeChat em resposta a Ma ainda no início de novembro. O artigo levava como título “Não fale sem pensar, não faça o que quiser, as pessoas não podem agir por vontade própria”, acompanhado de uma figura de um quadro do artista japonês Higashiyama, mostrando uma nuvem no céu em formato de cavalo. Em chinês, “Ma” significa cavalo, e “Yun” nuvem.

Na visão do governo chinês, Jack Ma representa uma atitude que a China condena: de bilionário egomaníaco, parasita no sistema regulatório econômico, completamente distante das políticas de um país orgulhoso. Além de representar uma desigualdade de renda.

Foto: Reuters / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…