Notícias

Meio ambiente sustentável é compromisso do G-20

1 Minutos de leitura

A pauta ambiental é um dos grandes desafios apontados pelo G-20, grupo que reúne as 20 principais economia do mundo. O tema, reforçado durante o encontro da cúpula virtual, que foi encerrado no domingo (22), é apontado pelo grupo, para ser incluído durante a recuperação global no pós-pandemia. Um texto divulgado pela cúpula, ressalta que “lidar com as mudanças climáticas está entre os desafios mais urgentes do nosso tempo”, num claro compromisso do grupo de países com a redução da poluição. 

Outro ponto destacado no encontro, é que a energia deve ser acessível a todos, e deve ser segura, eficiente, estável e correta em se tratando do meio ambiente. Esse ponto, inclusive, é compromisso do G-20, dentro dos chamados 3E+S. No comunicado, o grupo reafirma esse compromisso de racionalização e desativação, a médio prazo, de subsídios a combustíveis fósseis e ineficientes que encorajem um consumo gerador de resíduos.

O G-20 afirma ainda assumir a necessidade de diminuir as emissões de gás carbônico, provocadas em especial pela queima de combustíveis fósseis, reiterando o apoio na luta contra os desafios ambientais mais importantes e urgentes, como a mudança climática e a perda de biodiversidade.

Quanto a pandemia gerada pelo Covid-19, a cúpula do G-20 confirma que é necessária uma ação global apoiada na solidariedade e cooperação multilateral entre todo os países. Neste ponto, alegam que somente com união de forças os desafios serão superados e muito mais do isso, ressaltam esta união para a criação de oportunidades para todos. Uma era pós-covid forte, sustentável e equilibrada ambientalmente, além de inclusiva, foi compromisso firmado entre os líderes que compõem o G-20. 

Ainda conforme o texto, a pandemia causou um baque sem precedentes tanto na sociedade em si como na economia, apontando fragilidade na capacidade de gerenciamento da crise. Os líderes se comprometeram, neste sentido, em dar suporte aos países que estão enfrentando hoje esta situação de vulnerabilidade e apoiando o crescimento da economia. O G-20 se comprometeu ainda recepcionar esforços de bancos de fomento multilaterais, e  total assistência para o acesso a imunização contra a pandemia. 

Foto: Reprodução Diário da Amazônia

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…