Notícias

Meio ambiente sustentável é compromisso do G-20

1 minuto/s de leitura

A pauta ambiental é um dos grandes desafios apontados pelo G-20, grupo que reúne as 20 principais economia do mundo. O tema, reforçado durante o encontro da cúpula virtual, que foi encerrado no domingo (22), é apontado pelo grupo, para ser incluído durante a recuperação global no pós-pandemia. Um texto divulgado pela cúpula, ressalta que “lidar com as mudanças climáticas está entre os desafios mais urgentes do nosso tempo”, num claro compromisso do grupo de países com a redução da poluição. 

Outro ponto destacado no encontro, é que a energia deve ser acessível a todos, e deve ser segura, eficiente, estável e correta em se tratando do meio ambiente. Esse ponto, inclusive, é compromisso do G-20, dentro dos chamados 3E+S. No comunicado, o grupo reafirma esse compromisso de racionalização e desativação, a médio prazo, de subsídios a combustíveis fósseis e ineficientes que encorajem um consumo gerador de resíduos.

O G-20 afirma ainda assumir a necessidade de diminuir as emissões de gás carbônico, provocadas em especial pela queima de combustíveis fósseis, reiterando o apoio na luta contra os desafios ambientais mais importantes e urgentes, como a mudança climática e a perda de biodiversidade.

Quanto a pandemia gerada pelo Covid-19, a cúpula do G-20 confirma que é necessária uma ação global apoiada na solidariedade e cooperação multilateral entre todo os países. Neste ponto, alegam que somente com união de forças os desafios serão superados e muito mais do isso, ressaltam esta união para a criação de oportunidades para todos. Uma era pós-covid forte, sustentável e equilibrada ambientalmente, além de inclusiva, foi compromisso firmado entre os líderes que compõem o G-20. 

Ainda conforme o texto, a pandemia causou um baque sem precedentes tanto na sociedade em si como na economia, apontando fragilidade na capacidade de gerenciamento da crise. Os líderes se comprometeram, neste sentido, em dar suporte aos países que estão enfrentando hoje esta situação de vulnerabilidade e apoiando o crescimento da economia. O G-20 se comprometeu ainda recepcionar esforços de bancos de fomento multilaterais, e  total assistência para o acesso a imunização contra a pandemia. 

Foto: Reprodução Diário da Amazônia

315 conteúdos

       
Sobre o autor
Jornalista Smart Money Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
       Conteúdos

Quer saber mais sobre investimentos?



Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade




Conteúdos relacionados
AÇÕESNotíciasRenda Variável

Ibovespa continua recuperação nesta sexta (14), mas encerra semana com perdas

1 minuto/s de leitura
Nesta sexta-feira (14), o Ibovespa continuou sua recuperação após o desastroso pregão de quarta, subindo 0,97% e indo a casa dos 121…
Notícias

SmartTech: o efeito ‘Elon Musk’ nas criptomoedas; PIX Cobrança começa a funcionar; Amazon anuncia frete grátis para compras internacionais; saiba das novidades da BugHunt, SpaceX e Google

4 minuto/s de leitura
Elon Musk e a polêmica das criptomoedas Por algum tempo, Elon Musk se tornou quase que um embaixador das criptomoedas. Isso porque…
Notícias

GIRO CORPORATIVO: Petrobras reverte prejuízos e lucra R$ 1,16 bilhão; Magazine Luiza lucra 739,7% a mais no 1T21; Renner tem prejuízos no trimestre; saiba mais sobre Itaú, IRB, Cogna e Taesa

5 minuto/s de leitura
Petrobras (PETR3, PETR4) A Petrobras divulgou seus resultados operacionais referentes ao 1T21 nesta quinta-feira (13). A estatal registrou R$ 1,16 bilhão em…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies