Notícias

Economista Janet Yellen pode ser indicada a assumir o Tesouro dos EUA

2 Minutos de leitura

A economista Janet Yellen pode se tornar a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, a partir da indicação do presidente eleito Joe Biden. Se isso acontecer, Yellen, que atuou como presidente do Sistema de Reserva Federal (Fed), que é banco central dos Estados Unidos, entre 2014 e o primeiro semestre de 2018, vai se tornar a primeira pessoa a ter chefiado o Tesouro, o banco central americano e o Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca. A sua nomeação, no entanto, depende ainda da aprovação do Senado. A economista já faz parte da história, tendo sido a primeira mulher a liderar o Fed. 

Yellen, bastante conhecida por ter exercido um dos cargos mais expressivos na economia do país norte americano, participou de uma entrevista em setembro, apontando que a recuperação do país depende muito de investimentos para combater o desemprego e manter pequenas empresas produzindo. Em sua declaração, observou que o momento não pode ser de acomodação na política fiscal, pois isso pode retardar a reabilitação. Frisou ainda que a inflação baixa elevou a necessidade e diminuiu os riscos de uma política monetária e fiscal agressiva.

Yellen tem pontuado ainda que há algumas questões que podem deliberar sua administração no Tesouro. Uma delas refere-se a apoiar um imposto sobre o carbono, medida esta que acredita ser eficiente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas. 

Quanto a regulação, a ex-presidente do Fed defendeu os esforços para aperfeiçoar o acompanhamento bancário após a crise financeira de 2008.  No início deste ano, manifestou desapontamento decepção com Lei Dodd-Frank de 2010, pelo fato de se  concentrar nos maiores bancos e não dar aos reguladores, dispositivos mais apropriados para lidar com os riscos que ameaçavam o sistema financeiro, como o aumento do endividamento de empresas não financeiras. Ela se mostrou frustrada por não ter se ter feito mais no tratamento deste risco. 

No entanto, em abril, além de defender o banco central de uma série de críticas, de que estaria transferindo sua competência ao Tesouro, aproveitou para apreciar os empréstimos que o Fed e o Tesouro lançaram quando a pandemia acabou atrapalhando os mercados. Um destes programas estendeu US$ 4 bilhões em crédito a mais de 400 empresas em seu primeiro quatro meses de operação.

Quem é Janet Yellen

Novaiorquina de nascimento, se formou em Economia pela Brown University, é doutora em economia pela Universidade de Yale e professora da Universidade da Califórnia em Berkeley. É casada com o economista ganhador do Prêmio Nobel, George Akerlof.

A ex-presidente do Federal Reserve havia servido anteriormente como governadora do banco central dos EUA de 1994 a 1997, fazendo uma passagem como presidente do Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca no final dos anos 1990.

Yellen foi presidente do Fed em 2014 e vice-presidente em 2010. Barack Obama a escolheu para liderar o Fed de 2014 a 2018 e além disso, o presidente Trump considerou indicá-la para um segundo mandato, entretanto, por fim optou por Powell, para sucedê-la.

Foto: Reprodução/Jornal Econômico

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…