Notícias

Equipe de Trump autoriza processo de transição de poder, mercado reage

2 Minutos de leitura

No final de tarde desta segunda-feira (23), o presidente norte-americano Donald Trump e sua gestão autorizaram o início do processo de transição de poder para o presidente eleito, Joe Biden. A autorização aconteceu mais de duas semanas após Biden ter sua vitória no pleito presidencial projetada. A decisão geralmente é considerada como um reconhecimento da derrota nas eleições dos EUA, mas Trump afirma que ainda não desistiu de reverter o resultado na justiça.

A transição começou oficialmente após a equipe de Biden receber uma carta da Administração Geral de Serviços (GSA) autorizando o uso de verbas públicas para custear o processo. Até então, a agência se negava a liberar os fundos, uma vez que a vitória do democrata ainda não é oficial, teoricamente. Na sexta-feira (20), inclusive, Biden e sua equipe de transição começaram uma campanha para arrecadar fundos para custear a transição.

Em seu Twitter, logo após a decisão da GSA se tornar pública, Trump afirmou que Emily Murphy, chefe da agência, foi duramente assediada e ameaçada nos dias que precederam a decisão. Ainda segundo o republicano, a decisão de liberar os fundos para a equipe de transição da chapa de Joe Biden e Kamala Harris partiu da Casa Branca, e não configura o reconhecimento da vitória dos democratas. Trump afirma que seguirá com os recursos na justiça norte-americana para reverter o resultado das eleições, supostamente fraudadas.

A equipe de Joe Biden celebrou o recebimento da carta vinda da GSA, afirmando ainda que se reunirão com membros da gestão de Donald Trump nos próximos dias para debater o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, segurança nacional, etc. Até então, a atual gestão havia proibido contato com membros da equipe de Joe Biden.

Em Wall Street, o início oficial da transição de poder teve um impacto positivo. Os principais índices do mercado norte-americano sobem acima de um ponto percentual, conforme dados consultados às 15h54 (horário de Brasília). O Dow Jones ultrapassou a marca dos 30 mil pontos, enquanto a Nasdaq dá sinais de recuperação após pregões fracos nos últimos dias. Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): +1,43% (30.014)
  • S&P 500 (SPX): +1,54% (3.632)
  • Nasdaq Composto (IXIC): +1,28% (12.032)

Imagem em destaque: Exame / reprodução

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…