Notícias

Campos Neto reforça importância do equilíbrio fiscal, auxílio a bancos deve continuar

1 Minutos de leitura

Nesta terça-feira (24), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a enfatizar a importância do equilíbrio fiscal para a política monetária brasileira. Campos Neto afirmou que o compromisso do governo para garantir a sustentabilidade das contas públicas, melhor administração das dívidas e, assim, atrair novos investidores para o mercado nacional.

“Obviamente precisamos continuar trabalhando, passando sempre a mensagem de disciplina fiscal, que é um dos principais pontos aqui hoje no tocante ao cenário macro”, afirmou o presidente do BC, em evento promovido pelo InfoMoney. Campos Neto ainda pontuou que o instrumento de forward guidance (orientação futura) está atrelado ao equilíbrio fiscal, e se comprometeu com a manutenção da Selic em 2% caso as condições sejam favoráveis.

Sobre a inflação, Campos Neto afirmou que a recente alta do IPCA está atrelada a três fatores: taxa cambial desfavorável ao real, maiores gastos com alimentação domiciliar e transferência direta de renda do auxílio emergencial. Para o presidente do BC, o último fator é que mais influenciou na inflação recentemente, mas essa transferência de renda deve se diluir ao longo dos próximos meses.

Por fim, ainda indicou que o programa de injeção de liquidez nos bancos, elaborado como medida de enfrentamento à pandemia, deve se tornar permanente. Segundo ele, a implementação de um programa de tal natureza já estava nos planos do BC antes mesmo da pandemia. “Isso já ia acontecer antes da pandemia. A pandemia acelerou, e nós acabamos fazendo de uma forma diferenciada”, afirmou.

Imagem em destaque: InfoMoney / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…