Notícias

Nova Lei das Falências é aprovada no Senado e segue para sanção

2 Minutos de leitura

Nesta quarta-feira (25), o Senado Federal aprovou o texto da nova Lei das Falências.  O PL 4.458/2020 foi aprovado em votação simbólica e segue para receber a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O projeto havia sido aprovado na Câmara dos Deputados no final do mês de agosto e se origina de dois projetos que acabaram se incorporando, os PLs  PL 6.229/2005 e 10.220/2018. O texto amplia as condições de financiamento para empresas em situação de recuperação judicial e possibilita, entre outras medidas, desconto para pagamento de dívidas tributárias e expande os cenários em que um juiz pode decretar a falência de uma empresa.

Um dos principais objetivos da nova Lei das Falências é agilizar o processo de falência. A meta é que a conclusão do processo leve 6 meses, hoje a duração é de 2 a 7 anos. O texto prevê ainda a possibilidade de empréstimos para empresas em fase de recuperação judicial, medida que mira evitar a falência destas empresas, em uma operação conhecida como dip financing (debtor in possession financing). O dip financing é considerado uma operação de grandes riscos para o financiador, por isso é pouco praticada pela maioria dos bancos. Visando estimular, o texto oferece algumas garantias aos financiadores, como a rescisão de contrato de empréstimo em caso de falência do devedor e prioridade na ordem de pagamento dos mesmos.

O PL 4.458/2020 prevê também o aumento no número de parcelas máximas para o pagamento de dívidas tributárias com a União, de 84 para 120 prestações. Também prevê o parcelamento em até 24 vezes para débitos que hoje não podem ser parcelados, como imposto de renda do empregado e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em casos onde a empresa deixe de efetuar o pagamento das parcelas de dívidas tributárias ou outros descumprimentos das condições estabelecidas, o parcelamento é cancelado e o valor total  das dívidas será cobrado da empresa.

Uma possibilidade levantada pelo PL é que os credores poderão apresentar planos de recuperação judicial para os devedores. A medida é importada do direito norte-americano e tem como objetivo solucionar impasses na negociação de dívidas. O projeto de recuperação proposto pelos credores deve ser apresentado em uma prazo de 30 dias após eventual reprovação do projeto proposto pelo devedor.

A nova lei ainda promove outras mudanças como proteção integral ao adquirente de bens de empresas em recuperação judicial. O adquirente agora está blindados de multas ambientais, administrativas e penais, por exemplo. A medida visa incentivar a venda dos ativos para auxiliar na recuperação das empresas. Outra mudança é que, agora, produtores rurais pessoa física também podem requisitar recuperação judicial, anteriormente apenas produtores pessoa jurídica podiam fazer a solicitação.

Imagem em destaque: Agência Senado / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…