Notícias

XP estuda emissão de ativos para incorporar nova empresa criada pelo Itaú

2 Minutos de leitura

Nesta sexta-feira (27), a XP Inc emitiu um comunicado onde revela que a empresa estuda incorporar a empresa criada pelo Itaú Unibanco (ITUB4) no processo de cisão da participação do banco na corretora. Caso seja confirmada a incorporação, os atuais acionistas da nova empresa receberiam ativos da XP como compensação.

Os ativos seriam repassados em forma de ações classe A da XP ou ainda como BDRs, emitidos pela própria empresa. Segundo o comunicado da XP Inc, o objetivo dos estudos é garantir que os interesses de Itaú e XP estejam alinhados, visando melhorar o nível da governança da empresa, além de eliminar possíveis conflitos internos.

A cisão da participação na XP foi aprovada ontem (26) em reunião do conselho administrativo do Itaú Unibanco. Com o processo, o conselho aprovou, consequentemente, a criação de uma nova empresa para receber os ativos da XP sob controle do banco. A Newco, como é chamada, assumirá 41,05% do capital social da XP Inc, participação que será distribuída de forma proporcional entre os atuais acionistas do Itaú Unibanco. Vale ressaltar que o Itaú ainda manterá uma participação de 5% no capital social da XP Inc.

Caso tenha sua criação consolidada, a Newco herdaria uma série de benefícios que hoje o Itaú detém. O banco, atualmente, tem acesso a relatórios operacionais da XP numa base mensal, diferente dos demais acionistas, que recebem os números a cada trimestre. O Itaú também tem participação na XP por meio de ações classe B, ou seja, com poder de voto equivalente ao concedido aos sócios controladores da empresa.


Saiba mais

Cisão da XP é aprovada pelo Itaú


O objetivo da XP Inc, porém, é tirar a nova holding da equação, tornando os potenciais acionistas da nova empresa em acionistas diretos da corretora. Os ativos seriam repassados em forma de ações classe A da XP ou ainda como BDRs, emitidos pela própria empresa. As ações de classe B da XP, neste modelo, permaneceriam como exclusividade dos acionistas controladores.

Para os atuais acionistas do Itaú, a abordagem proposta pela XP pode se mostrar mais lucrativa que a criação de uma nova holding. Enquanto empresas como a proposta pelo Itaú costumam operar com descontos de até 20% em seus ativos operacionais, distribuir ativos de forma direta abre a possibilidade para que acionistas monetizem 100% do valor da XP Inc.

Imagem em destaque: Veja / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…