Notícias

Reunião da Opep+ termina em impasse, preço do petróleo em baixa

1 Minutos de leitura

Nesta segunda-feira (30), ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a Rússia e outros (Opep+) se reuniram para discutir a política de produção adotada pelos principais produtores da commodity no mundo. A reunião foi encerrada sem um acordo, com as negociações adiadas por mais dois dias. Em meio ao cenário de incerteza, o preço do petróleo caiu neste início de semana.

O impasse e o adiamento das negociações expõem um racha interno no grupo. Atualmente, os países da Opep+ operam com um corte de 7,7 milhões de barris por dia (bpd) como medida para segurar os preços do petróleo em meia a baixa demanda motivada pela pandemia de Covid-19.

Os ministros da Opep+ haviam decidido recentemente que o corte seria cancelado a partir de janeiro de 2021, mas as novas ondas de contágio e demanda ainda abaixo das expectativas preocupam o grupo. A maior parte do grupo decidiu pela prorrogação do corte de produção por mais três meses, porém os Emirados Árabes Unidos consideram o corte prejudicial à estratégia nacional do país, que tem como projeto de desenvolvimento o aumento gradativo da produção de petróleo.


Saiba mais

Aumento da produção de petróleo e números recordes de Covid -19 provocam queda de 2% nos preços


Uma nova reunião da Opep+ está marcada para quinta-feira. Até lá, as negociações devem prosseguir de maneira informal por telefone. Às 17h15 (horário de Brasília), o preço do petróleo Brent para entrega em fevereiro estava em baixa de 0,96%, com preço de US$47,42.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…