Notícias

XP inicia processo para comprar fatia do Itaú

1 Minutos de leitura

Nesta segunda-feira (30), a XP Investimentos anunciou que realizará uma oferta subsequente de ações para comprar uma fatia de 5% de suas ações que atualmente pertencem ao Itaú Unibanco (ITUB4). A oferta será feita ainda essa semana, com a precificação das ações marcada para esta quarta-feira (2)

A venda dos ativos do Itaú faz parte do processo de cisão da XP por parte do Itaú. Há três anos, o banco efetuou a compra de uma fatia de 46% da corretora. A venda das ações deve render mais de R$5 bilhões aos cofres do Itaú, a XP espera recuperar cerca de R$1,5 bilhão com a venda de 8,2 milhões de novas ações que serão ofertadas juntas à fatia do Itaú.

A oferta das ações da fatia em posse do banco será feita essa semana, na bolsa americana Nasdaq, e XP aproveitará a oportunidade para emitir um total de 8,2 milhões de novas ações.

Os outros 41% da XP em posse do Itaú serão incorporados a uma nova empresa, a NewCo, que herdará os ativos e os privilégios que o banco tem atualmente na gestão da XP Inc. A intenção do Itaú é de tornar a NewCo uma empresa de capital aberto na B3, para assim distribuir as ações de forma proporcional entre os acionistas do banco.


Saiba mais

XP estuda emissão de ativos para incorporar nova empresa criada pelo Itaú


Essa será a segunda oferta de ações da XP desde sua oferta inicial (IPO) na Nasdaq em dezembro do ano passado. No final de junho, uma oferta de 19,5 milhões de ações marcou a saída do fundo General Atlantic do quadro de acionistas da corretora. A nova oferta será coordenada pela própria XP, em parceria com o Itaú BBA, Morgan Stanley  e JP Morgan.

Imagem em destaque: Seu Dinheiro / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…