Notícias

Em meio a diferenças, Opep+ decide aumentar produção de petróleo

2 Minutos de leitura

Nesta quinta-feira (3), em reunião extraordinária, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) chegou a um acordo pelo aumento da produção de petróleo em 500 mil barris por dia (bpd) a partir de janeiro de 2021. A decisão foi anunciada em nota pelo grupo ainda ontem. Com o acordo, o atual corte na produção de petróleo passa de 7,7 milhões de bpd para 7,2 milhões de bpd.

As negociações foram turbulentas. Enquanto a Arábia Saudita, maior produtora da commodity, pressionava por uma manutenção do atual corte na produção até março de 2021. Alguns países do grupo, como Rússia e Cazaquistão, defendiam uma retomada gradual da produção, com diminuições programadas no corte.

Os Emirados Árabes Unidos, porém consideram o corte prejudicial à estratégia nacional do país, que tem como projeto de desenvolvimento o aumento gradativo da produção de petróleo. O país pressiona pelo fim dos cortes, pedindo estratégias de melhor conformidade por parte dos países com excesso de produção.


Saiba mais

Reunião da Opep+ termina em impasse, preço do petróleo em baixa


No auge da pandemia, para segurar os preços da commodity, o corte na produção de petróleo imposto pela Opep+ chegou a 9,7 milhões de bpd. O corte foi reduzido para os atuais 7,7 milhões de bpd em agosto, motivado pela melhora na demanda por petróleo no mercado internacional.

A maioria dos ministros da Opep+ consideram, porém, que a retomada da demanda não chegou aos níveis esperados. A baixa demanda, somada às novas ondas de Covid-19 ao redor do mundo, obrigaram o grupo a repensar o aumento na produção previsto para janeiro.

O acordo anterior previa uma retomada de 2 milhões de bpd na produção a partir do mês que vem, quatro vezes maior que o novo acordo fechado ontem. Em comunicado à imprensa, a Opep+ ainda afirma que os representantes dos principais produtores de petróleo do mundo concordaram em realizar negociações mensalmente para discutir a situação do petróleo e os rumos da produção da commodity. Segundo a nota, os reajustes no corte de produção, para mais ou para menos, não serão superiores a 500 mil bdp.

Às 16h06 (horário de Brasília) desta sexta-feira (4), o preço do petróleo Brent estava em alta de 1,09%, cotado a US$49,24 por barril. No mesmo horário, o petróleo WTI apresentava alta de 1,23%, a US$46,20 por barril.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…