Notícias

De olho no potencial do cavaco de madeira, empresa investe R$8 milhões em Rio Grande (RS)

2 Minutos de leitura

Em Rio Grande, cidade no sul do RS, uma empresa está investindo R$8 milhões na instalação de duas novas linhas de industrialização de toras. Uma das novas fábricas da Sena Madeiras será dedicada à produção de cavaco de madeira, uma forma de energia limpa e renovável que vem ganhando força nos últimos anos. A outra linha de industrialização será dedicada à serrar toras finas.

Segundo as informações divulgadas pela empresa, as novas fábricas abrirão um total de 30 postos de trabalho na cidade de Rio Grande. As novas plantas têm inauguração marcada para julho de 2021, de acordo com comunicado da Sena Madeiras

O QUE É O CAVACO DE MADEIRA?

O cavaco de madeira é um tipo de biomassa que é, em essência, as sobras do trituramento de toras. São pequenas lascas de madeira, obtidas a partir do corte de toras e do trituramento de sobras da atividade industrial e/ou de madeiras descartadas, por exemplo. Depois de produzido, o cavaco de madeira pode ser utilizado como combustível, gerando energia para alimentar fábricas e indústrias.


Saiba mais

O que são fundos ESG e como identificá-los


O diferencial do cavaco, no entanto, é que o mesmo se trata de uma fonte de energia limpa e renovável, agredindo menos o meio ambiente do que combustíveis fósseis à base de petróleo, por exemplo. Em comunicado, a Sena Madeiras informou que a tendência é que o setor industrial passe a queimar menos óleo diesel, cada vez mais optando por fontes limpas como biomassas.

A Sena Madeiras ainda afirmou na nota que o investimento é uma maneira de se preparar para o futuro. “A empresa está se preparando para atender uma demanda crescente na região, de energia limpa e renovável, que vem sendo escolhida por várias empresas de grande porte”. A fábrica de cavaco da Sena Madeiras terá uma capacidade de produzir até 12 mil toneladas de biomassa por mês.

OUTRA FÁBRICA

Além da fábrica de cavaco de madeira, como citado acima, a Sena Madeiras também fará a inauguração de uma linha de industrialização voltada a serrar toras finas. Essa outra planta terá capacidade para produzir até 6 mil toneladas de toras por mês, operando em um turno de produção.

A nota da Sena Madeiras ainda destaca que a empresa ganhou, pelo terceiro ano consecutivo, o título de Destaque Setorial no ramo de Madeiras e Derivados no Prêmio Exportação/RS de 2020. A premiação é organizada pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS).

Imagem em destaque: Sena Madeiras / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…