Educação Financeira

A sua maior riqueza, é também o seu nome.

3 minuto/s de leitura

Riqueza é um conceito bem relativo. Se perguntarmos para algumas pessoas sobre qual é a sua maior riqueza, elas responderam algo relacionado à abundância no sentido mais material. Riqueza para essas pessoas significa a posse de uma grande quantidade de bens de consumo, propriedades ou de um patrimônio acumulado.

Para outras pessoas, esse conceito está relacionado com coisas que não podem ser medidas, mas que possuem um alto valor sentimental, como família, saúde, conhecimento, relacionamentos, etc. Riqueza nessa categoria não podem ser quantificadas, nem mensuradas, pois o seu valor é atribuído por quem as pertence.

Ignorando esses dois pontos de vista tão distintos um do outro sobre um mesmo conceito, você já pensou sobre qual é a sua maior riqueza no mundo das finanças? A sua riqueza neste caso é o seu NOME.

O seu nome é a única coisa que pode representar o seu caráter, independente de como você seja e do que você diga. As escolhas feitas com ele medirão a sua reputação. Em uma simples análise de crédito, por exemplo, é possível identificar tudo o que você já fez ou intencionou fazer. Todas as informações que estão ligadas ao seu nome, sejam elas boas ou ruins, poderão abrir ou fechar portas para oportunidades.

Ter crédito na praça significa muito mais do que ter um bom poder de compra. É importante lembrar que uma pessoa bem intencionada, com pouco dinheiro mas com bastante crédito tem condições para construir um império, mas uma pessoa com uma grande quantidade de dinheiro, que tem restrição no nome e por algum motivo não pode declarar esse dinheiro, pode perder tudo em pouco tempo.

Mostrar ao sistema que você tem responsabilidade e compromisso é tão importante quanto cultivar um bom relacionamento com instituições financeiras, pois os melhores clientes terão sempre as melhores negociações, e por consequência, mais poder de barganha. Eu sempre gosto de lembrar que os bancos não são vilões, pelo contrário, os bancos são prestadores de serviços que podem alavancar grandes projetos e que, como qualquer outra empresa, cobram pelos seus serviços pois precisam captar recursos.

Sendo assim, honrar dívidas e pagar as suas contas em dia é importante não só para evitar que seu nome fique sujo, mas para que um grande leque de oportunidades esteja a sua disposição. Fazer crediários ou contratar algum produto bancário para demonstrar ao sistema que você é um bom pagador também é uma questão válida, pois grandes negócios nascem a partir do que o sistema financeiro proporciona, e talvez esta seja uma das únicas opções que você tenha para prosperar.

Muitas pessoas cultivam uma dívida por acreditarem que após 5 anos a mesma é eliminada. Mas o que realmente deveriam se preocupar é com o que uma atitude como essa representa. Responsabilidade, ética e honestidade devem ser praticadas sempre, principalmente quando se trata de algum compromisso assumido. Além do mais, o que acontece hoje é que após esse período apenas o seu nome deixa de existir na lista dos órgãos de proteção ao crédito, mas a dívida em si e a sua má fé continuará existindo.

Outros pontos importantes a serem considerados é as fraudes e o roubos de identidade, o preenchimento de dados pessoais em sites na internet e o simples fato de colocar documentos pessoais no lixo podem ser pequenos detalhes que facilitem que estelionatários cometam grandes crimes. Também deve-se pensar muito bem antes de emprestar seu nome para outras pessoas, uma pessoa quem tem restrição de nome ou que quer comprar algo que o sistema não permite, é um bom aviso de que a sua reputação pode ser colocada em risco.

Não estou falando sobre ter mais acesso ao crédito e um maior poder de compra, mas sim sobre grande importância de honrar a sua maior riqueza, a sua identidade. Seu nome é também o seu legado, então cuide dele.

13 conteúdos

       
Sobre o autor
Pós-graduanda em MBA em Liderança e Coaching e graduada em Gestão Financeira. Possuo Certificação Profissional pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) através da CPA-10. Minha jornada é baseada em um mindset de crescimento, busco me aperfeiçoar continuamente. Sou apaixonada por finanças pessoais e incentivo a transformação, autonomia e equilíbrio com inteligência financeira.
       Conteúdos
Conteúdos relacionados
ArtigosCuriosidadesEducação Financeira

VGBL

3 minuto/s de leitura
A Previdência Privada Aberta geralmente é conhecida por 2 tipos: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre); VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre);…
Educação Financeira

Aprenda a investir em Bitcoin de forma simples e rápida

4 minuto/s de leitura
Você viu que o Bitcoin (BTC) bateu recorde de valor nesta semana?  A criptomoeda mais badalada do mundo crypto passou de US$ 66 mil de valor…
Educação Financeira

Se prepare para dar tchau para suas notas de R$ 100: o futuro é digital

4 minuto/s de leitura
Não faz tanto tempo assim que o dinheiro como conhecemos hoje saiu do chamado “padrão-ouro”, quando um grande acordo monetário definiu que todas as moedas…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies