Notícias

Copom mantém taxa de juros a 2%

1 Minutos de leitura

No início da noite desta quarta-feira (9), o Banco Central anunciou em nota a manutenção da taxa de juros básica na mínima histórica. “Considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa básica de juros em 2,00% a.a.”, informou o BC.

A nota publicada pelo BC aponta que a decisão unânime do Copom foi motivada pela nova escalada no número de casos de Covid-19 no país, que vêm freando a recuperação econômica do país após a primeira onda da pandemia. “A incerteza sobre o ritmo de crescimento da economia permanece acima da usual, sobretudo para o período a partir do final deste ano”.

A nota do Banco Central ainda cita a inflação, visto que as últimas leituras do IPCA ficaram acima das projeções da instituição. Segundo o comunicado, a nova projeção para o IPCA é que o índice fique em 4,5% para 2020. Para 2021 e 2020, as projeções são de 3,5% e 4,0%, respectivamente. O cenário usado para as projeções do Banco Central são feitos usando como base a taxa de juros constantemente a 2% a.a. e uma taxa cambial com o dólar a R$5,25.


Saiba mais

Inflação dispara no fim de ano, mas câmbio favorável pode ter impacto positivo


Segundo o BC, o Comitê ressalta seu comprometimento com o “forward guidance”, mas alerta que o cenário pode sofrer alterações em breve. “A manutenção desse cenário de convergência da inflação sugere que, em breve, as condições para a manutenção do forward guidance podem não mais ser satisfeitas, o que não implica mecanicamente uma elevação da taxa de juros pois a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo extraordinariamente elevado frente às incertezas quanto à evolução da atividade”.

Imagem em destaque: Agência Brasil / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…