Educação Financeira

O ciclo do décimo terceiro salário

2 Minutos de leitura

O ano está chegando ao fim e com ele vem o pagamento do tão esperado décimo terceiro salário. Algumas pessoas já receberam a primeira parcela e em breve receberão a segunda. Os funcionários que trabalham em regime CLT tem uma parcela do seu salário retirado dos seus pagamentos mensais para gerar esse fluxo acentuado em dezembro de maneira proposital.

O décimo terceiro salário foi pensado prevendo a grande quantidade de contas para pagar no início do ano, como impostos e matrículas escolares. Porém, o que de fato acontece é o uso desse recurso para custear as comemorações de fim de ano, viagens, presentes e recompensas. Então, as pessoas acabam descapitalizadas para as despesas previstas em janeiro e entram no novo ano com parcelamentos “a perder de vista”.

Infelizmente esse cenário se repete ano após ano. O décimo terceiro acaba se tornando aquele alívio para um orçamento apertado devido à falta de planejamento durante todo o ano, e o restante, quando há, é direcionado para as festividades. Assim, inicia-se um novo ciclo sem reserva financeira para bancar possíveis imprevistos e então as pessoas acabam assumindo parcelas que comprometem boa parte do orçamento, gerando fragilidade às suas vidas financeiras que, diante de alguma emergência, acabam se comprometendo ainda mais e até mesmo tomando dívidas a altos juros.

Esse ciclo acontece quase que de forma automática e sutil. Não é somente os consumidores que ficam ansiosos por esse período, o próprio comércio se prepara estrategicamente meses antes da chegada de dezembro. São feitas contratações temporárias, existe um pico na produção de determinados produtos específicos da época, fornecedores se preparam montando estoques.  Ou seja, temos toda uma economia movimentada pela maior renda que circula no final do ano.

Existem maneiras inteligentes de utilizar o décimo terceiro e quebrar este ciclo. Se você é uma pessoa endividada, use esse dinheiro para sanar o máximo possível de dívidas, pois as taxas de juros cobrados sobre parcelas atrasadas geralmente são altíssimas e você não encontrará nem mesmo investimentos que paguem taxas maiores. Caso após o pagamento desses compromissos ainda sobre algum valor, uma boa iniciativa é iniciar a formação de uma reserva para iniciar o ano protegido contra furos no orçamento gerados por imprevistos. Assim, você terá festas de fim de ano mais simples, mas começará 2021 longe do vermelho.


Saiba mais

A democratização do investimento no mercado imobiliário


Agora, se você é uma pessoa que não possui dívidas, mas também não tem ainda nenhuma reserva financeira, essa é uma oportunidade de separar esse valor. Mesmo que você vá precisar de parte desse dinheiro logo em janeiro para pagar algumas contas, ele pode ser aplicado em investimentos conservadores com alta liquidez. Pode ser que para isso você também precise passar por um Natal um pouco mais simples do que de costume, mas a recompensa será notada em curto prazo com a flexibilidade nas suas finanças.

O terceiro cenário é o mais favorável. É aquele onde você não possui nenhuma pendência financeira e ainda já tem uma reserva de emergência formada. Nesse caso, agora é a hora de alavancar as suas metas, buscar boas oportunidades de investimentos, produtos que esteja pesquisando há algum tempo com descontos e ainda assim aproveitar as comemorações de forma um pouco mais farta.  Dessa forma você fugirá do ciclo padrão do décimo terceiro, estimulando uma economia saudável.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira

Kamila Alves

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…