Notícias

Vale e governo de MG avançam em acordo de reparação por Brumadinho

2 Minutos de leitura

Nesta quarta-feira (9), representantes da Vale (VALE3) e do governo estadual de Minas Gerais se reuniram para negociar um acordo de reparação de danos referente ao rompimento da barragem da mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG).

Segundo a agência Reuters, o encontro de ontem focou em discussões de governança, isto é, com foco em definir as responsabilidades e discutir planos de execução para os trabalhos de compensação. Na última conferência, realizada no dia 17 de novembro, o governo de Minas e a empresa não chegaram a um acordo sobre os valores das indenizações.

Uma fonte ouvida pela agência Reuters revelou uma certa decepção com a Vale, afirmando que esperava que a empresa apresentasse valores ao longo do debate, para que as conversas tomassem mais forma. “Tem algum alinhamento, a primeira reunião evoluiu bem. A esperança é que se consiga ainda neste mês de dezembro pelo menos resolver as questões de governança”.


Saiba mais

Vale aposta na sustentabilidade para melhorar a imagem da empresa no mercado


No encontro anterior, a proposta de indenização feita pela Vale foi de R$21 bilhões, considerada baixa pelo governo de Minas Gerais. Ao fim da reunião feita em outubro, o governador Romeu Zema (NOVO-MG) afirmou que “o que aconteceu em Mariana não se repetirá”. O acordo de reparação pelo desastre de Mariana, também em MG, foi assinado em agosto deste ano, mais de cinco anos após o acidente, e com valores inferiores a R$1 bilhão.

Além dos valores, o governo e a Vale discordam sobre a formação de fundos para obras de infraestrutura e de recuperação ambiental. A Vale propõe a criação de fundos mais abrangentes, enquanto o governo de Minas propõe a criação de fundos em maior quantidade, com finalidades específicas.

Ainda segundo a fonte ouvida pela Reuters, há preocupação por parte da empresa sobre a duração dos esforços de reparação. Uma segunda fonte ouvida pela agência afirmou que: “A reparação de Brumadinho precisa ser um projeto que termine um dia, a Vale quer segurança jurídica de que, uma vez fazendo, ela seja quitada”.

Pela quantidade de partes envolvidas, a expectativa é que as negociações ainda se estendam por, pelo menos, alguns meses. Uma nova reunião entre a Vale e o governo de Minas Gerais está programada para o dia 17 de dezembro.

Imagem em destaque: Agência Brasil / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…