Notícias

Brasileiro aprende a investir na internet, aponta estudo da B3

1 Minutos de leitura

Nesta segunda-feira (14), a B3 divulgou um levantamento sobre o perfil dos investidores da Bolsa brasileira. No estudo, conduzido pelo instituto Talk, destaca-se o fato de que, para a maioria dos investidores, influenciadores digitais e canais no YouTube são os principais meios de aprendizado sobre o mercado financeiro.

Segundo a B3, 73% dos investidores entrevistados para a pesquisa afirmam que buscam informações sobre investimentos majoritariamente na internet. 60% dos entrevistados afirmam que se informam sobre o mercado a partir de influenciadores digitais. “Parte dessa jornada de educação dos investidores se deve à democratização do acesso à informação. E boa parte dessas informações chegam a essa nova safra de investidores pela internet, tendo como canal os influenciadores digitais”, aponta o comunicado da B3.

A entidade destaca, porém, que apenas uma minoria dos investidores respondeu que toma suas decisões a partir de recomendações dos influencers. “Dentre os 60% que utilizam influenciadores como fonte de informação, somente metade (32%) afirma que toma decisões de investimento baseadas em recomendações de influenciadores”, aponta o texto. O estudo ainda revela que a grande maioria dos investidores ouvidos (73%), afirmou tomar decisões sobre suas aplicações por conta própria, a partir da análise de dados e informações de fontes diferentes.


Saiba mais

CVM se pronuncia sobre atuação de influencers no mercado financeiro


Para Norton Fabrizio, assessor de investimentos e sócio da GX Investimentos, a ascensão dos influenciadores digitais traz consigo diversos alertas. Para o assessor, não é necessário boicotar o movimento. “Trata-se de um caminho sem volta, faz parte do comportamento do ser humano buscar referências próximas. Existem excelentes influencers, que possuem certificações e contribuem muito para o desenvolvimento deste mercado”, afirmou.

“O que queremos chamar a atenção diz respeito a qualidade desta informação, certifique-se que este influencer que você quer ou está seguindo é um analista certificado”. Para Norton, o investidor precisa, acima de tudo, estudar para conseguir manter suas aplicações rentáveis de forma autônoma. “Não confie cegamente. Estude muito, não delegue aos outros o teu futuro financeiro”.

Imagem em destaque: Jornal do Comércio / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…