Notícias

Percentual do IPC em 2020, segundo Banco Central, está em 4,3%

2 minuto/s de leitura

Um cenário indicando um IPCA de 4,3% para 2020 foi divulgado no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), nesta quinta-feira (17). O Banco Central, desta forma, manteve sua estimativa de referência no índice que mede o aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia. 

O cenário do BC foi divulgado no Relatório de Mercado Focus  e também está de acordo com o câmbio atualizado segundo a Paridade do Poder de Compra (PPC). Lembrando que o porcentual é o mesmo que se encontra em ata firmado no encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), em seu último encontro.  

O Banco Central espera para 2020, uma inflação de 4,0%, com margem de 1,5 ponto (taxa de 2,5% a 5,5%). Para 2021, a instituição financeira projeta uma queda, com um índice firmado em 3,75%, também com margem de 1,5 (taxa de 2,25% a 5,25%). Para 2022, a meta tem novamente uma queda, com índice de 3,50%, com margem de 1,5 (taxa de 2,00 a 5,00%). Por último, para 2023, o BC coloca meta de 3,25%, novamente uma queda, com margem de 1,5 (taxa de 1,75 a 4,75%).

Importante frisar que o Banco Central referiu-se unicamente à inflação, sem traçar projeções em um panorama com a Selic constante em 2% e o câmbio atualizado de acordo com a Paridade do Poder de Compra (PPC). A instituição bancária, até o documento de setembro, manifestou quatro contextos de inflação em seu relatório: com juros e câmbio constantes, com juros e câmbio da Focus, com juros constantes e câmbio da Focus, e com juros da Focus e câmbio constante.


Saiba mais

Inflação dispara no fim de ano, mas câmbio favorável pode ter impacto positivo


Contabilizando os meses de dezembro deste ano e os dois primeiros meses de 2021 – janeiro e fevereiro, o banco divulgou suas projeções de inflação de curto prazo. O IPCA para dezembro é de +1,09%. Para janeiro é de +0,27% e, para fevereiro, de +0,36%. O banco aponta uma inflação esperada em 12 meses até fevereiro de 4,43%. 

No mais recente Relatório Focus, que contém o resumo semanal das expectativas de mercado a respeito de alguns indicadores da economia brasileira, anunciado na última segunda-feira (14), as projeções do mercado financeiro para o IPCA eram de +1,19% em dezembro, +0,37% em janeiro e +0,39% em fevereiro.

Nesta quinta-feira, o BC informou que em seu cenário de referência, que a perspectiva da inflação deste ano bater a meta de 5,50%, é nula, assim como é inexistente a possibilidade da inflação ficar abaixo do piso da meta, de 2,50%. Em um cenário projetado para 2021, a hipótese do teto ficar além de 5,25% do estipulado, é 8%. Já a possibilidade de estouro do piso de 2,25% da meta é bem maior, de 19%. 

Foto: Reprodução/Financeone

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada à liberdade financeira.
315 conteúdos

       
Sobre o autor
Jornalista Smart Money Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
       Conteúdos

Quer saber mais sobre investimentos?



Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade




Conteúdos relacionados
Notícias

50 escritórios e R$ 100 bi em custódia: os planos da Messem Investimentos

5 minuto/s de leitura
Os últimos meses têm sido agitados para a Messem Investimentos. Em abril, o escritório de investimentos anunciou sua fusão com a GX…
AÇÕESNotíciasRenda Variável

Ibovespa fecha semana em baixa nesta sexta-feira (11)

1 minuto/s de leitura
O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira (11). Com ações do setor bancário puxando o desempenho do índice para baixo, a Bolsa…
Notícias

SmartTech: Facebook trava nova briga com Apple e Google; El Salvador está prestes a oficializar o uso do Bitcoin; Hackers roubam códigos-fonte da EA; fique por dentro das novidades do Pix, Barbie e Elden Ring

4 minuto/s de leitura
Facebook Mais um capítulo da briga das gigantes techs foi aberto nesta semana. A menos de 2 horas antes da conferência de…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies