Notícias

Google é alvo de terceira ação antitruste nos EUA

1 Minutos de leitura

Nesta quinta-feira (17), um grupo de procuradores representando 38 estados norte-americanos abriu mais um processo antitruste contra o Google. Os estados acusam a empresa de manter o monopólio no mercado de buscas na internet a partir de práticas anticompetitivas.

No processo, os procuradores acusam o Google de reduzir o alcance de sites rivais à serviços oferecidos pela empresa.  A ação usa como exemplo os sites Expedia e Yelp, que supostamente tiveram o alcance reduzido em buscas na plataforma do Google. “As ações anticompetitivas do Google protegeram seus monopólios gerais de busca e excluíram rivais, privando consumidores dos benefícios das escolhas competitivas”, afirma o advogado-geral do Colorado, Phil Weiser.

O processo é a terceira ação movida contra a gigante da tecnologia nos últimos dois meses. No dia 20 de outubro, o Departamento da Justiça federal já havia iniciado uma ação contra o Google por motivos similares. A acusação formalizada ontem traz mais detalhes sobre as práticas da empresa para garantir seu monopólio. Na quarta-feira (16), um grupo de 11 estados moveu uma ação para investigar o monopólio do Google no mercado de publicidade digital.


Saiba mais

Google anuncia volta presencial somente em setembro de 2021


Somadas, as ações são parte de uma ofensiva bipartidária nos EUA contra o Google, acusado de obter poder monopolista e abusar do mesmo. Nos EUA, a lei antitruste é um conjunto de normas que regulam a atuação e a conduta de empresas no país, com objetivo de garantir condições justas de concorrência e direitos ao consumidor.

Nesta sexta-feira (18), as ações da Alphabet Inc (holding que controla o Google) estavam em queda na Nasdaq. Por volta das 17h40 (horário de Brasília), as ações Classe A (GOOGL) da empresa caíam 1,32% (US$ 1.717,46), enquanto as ações Classe B (GOOG) caiam 1,39% (US$ 1.723,64).

Imagem em destaque: Suno Research / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…