Notícias

Ministério da Economia pode cortar até R$ 20 bi para cumprir teto de gastos

1 Minutos de leitura

Nesta terça-feira (22), a reportagem do jornal Folha de S. Paulo apurou que o governo federal pode fazer um corte de até R$ 20 bilhões no orçamento do próximo ano para cumprir o teto de gastos em 2021. O corte é motivado por um aumento nas despesas obrigatórias, resultado do aumento da inflação, entre outros fatores.

As despesas obrigatórias englobam o pagamento de aposentadorias e benefícios sociais, por exemplo, e o valor das mesmas acompanha o IPCA, índice oficial da inflação no Brasil. Quando o orçamento de 2021 foi aprovado, o número utilizado para calcular o valor das despesas obrigatórias foi a inflação acumulada dos últimos 12 meses até o final do primeiro semestre de 2020, de 2,13%.

Com a disparada da inflação nos últimos meses, as projeções do mercado preveem que o IPCA de 2020 chegue a até 4,5%, as despesas obrigatórias também dispararam. Com o “descompasso” entre os números, o Ministério da Economia se vê forçado a cortar verbas para garantir o cumprimento do teto de gastos, considerado a âncora da economia brasileira pelo ministro Paulo Guedes.


Saiba mais

Após sucesso do Pix, BC aposta em sistema Open Banking


Apesar das dificuldades, Guedes tem assegurado o cumprimento do teto de gastos em 2021. Para o ministro, o descumprimento do mesmo causaria uma fuga de investidores do país, o que comprometeria a recuperação econômica brasileira. Os cortes nas despesas não obrigatórias serão discutidos ao longo das próximas semanas pela equipe técnica do ministério.

Vale ressaltar que o orçamento de 2021 ainda não foi aprovado no Congresso, que deve votar a matéria em fevereiro, após as eleições para as presidências da Câmara e do Senado.

Imagem em destaque: Uol / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…