Notícias

Pandemia registra números históricos no endividamento de países

1 Minutos de leitura

O ano de 2020 apresentou um resultado nada positivo, em razão da pandemia do Coronavírus, que acabou provocando uma crise de âmbito mundial. Países fecharam a conta relatando comprometimento financeiro em número históricos. 

O registro é do Fundo Monetário Internacional (FMI), que mostra que 90% dos países desenvolvidos estão com sua saúde financeira mais comprometida neste momento do que na recessão que atingiu o planeta entre os anos de 2007 e 2009. 

Os números, ainda segundo os dados do FMI, demonstram que o endividamento também cresceu acima da produção interna em outros gigantes econômicos, como Japão (269,62%), Itália (162,30%), Espanha (121,74%), França (116,35%), Reino Unido (108,08%) e Canadá (109,72%).

Para se ter uma ideia, os Estados Unidos estão com um comprometimento de 100,79%, relação essa entre a dívida bruta pública e o PIB. A informação é do site Debtclock – um medidor eletrônico dos níveis correntes da dívida governamental dos Estados Unidos e a fatia média de cada família nessa arrecadação – o que não acontecia desde a 2ª Guerra Mundial.


Saiba mais

Ourinvest destaca recuperação da economia brasileira em meio à pandemia


O site especializado mostrou ainda que no Brasil – que já gastou mais de meio trilhão para o combate à pandemia – o comprometimento é de 108,31%, bem acima das expectativas que o governo  federal havia estabelecido, de 91%. Mas há nações latinas que apresentam uma conjuntura muito melhor, a exemplo da Argentina. 

Levantamento especialista financeiro, o Japão, Itália e Alemanha  estão no topo da lista dos 10 maiores volumes de estímulos em conformidade com a economia. Há ainda um cálculo, feito com mais de 90 países, além da União Europeia, do FMI e do Banco Mundial, que mostram que os governos chegaram à casa dos US$ 25 trilhões, para o controle da pandemia. Cifra esta que equivale a 29%, na equivalência com o PIB global, conforme o FMI, ou seja US$ 83,84 trilhões (números relacionados a 2019).

Foto:Reprodução/The Capital Advisor.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada à liberdade financeira.
smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…